AmazĂ´nia: facções, milĂ­cias e piratas em disputa nos rios da regiĂ£o

As condições geogrĂ¡ficas do Amazonas facilitam a aĂ§Ă£o do narcotrĂ¡fico pelas Ă¡guas.

AmazĂ´nia: facções, milĂ­cias e piratas em disputa nos rios da regiĂ£o

Da redaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 03/01/2024 Ă s 06:39 | Atualizado em: 03/01/2024 Ă s 10:11

Para vender drogas e armas, em uma rota do rio Solimões (AM) ao Porto de Barcarena (PA), facções, milĂ­cias e piratas disputam o controle de um “labirinto de rios” nos dois maiores estados da AmazĂ´nia.

Conforme reportagem do Uol, o rio Solimões Ă© a principal rota para o escoamento das drogas atĂ© o porto de Barcarena, no ParĂ¡.

Dessa maneira, as condições geogrĂ¡ficas do Amazonas facilitam a aĂ§Ă£o do narcotrĂ¡fico pelas Ă¡guas.

Assim, nos 1.700 km de extensĂ£o do Solimões, Comando Vermelho, PCC, piratas e milĂ­cias promovem uma disputa em um “labirinto de rios” por drogas e armas.

Por exemplo, Ă© o equivalente Ă  distĂ¢ncia por estrada entre SĂ£o Paulo e a fronteira entre Brasil e Uruguai.

Segundo a publicaĂ§Ă£o, os rios Javari, JapurĂ¡, IĂ§Ă¡, Negro e Envira tambĂ©m tĂªm sido usados para transportar drogas e armamentos atĂ© o porto de Barcarena.

De lĂ¡, as toneladas de drogas seguem para paĂ­ses europeus, africanos e asiĂ¡ticos, indicam fontes no MinistĂ©rio PĂºblico e na PolĂ­cia Civil.

Ainda de acordo com a reportagem, as rotas do Javari e JapurĂ¡ jĂ¡ sĂ£o consideradas as mais importantes depois do trajeto pelo Solimões.

Dessa forma, grupos brasileiros, peruanos, colombianos atuam nesses rios, indicam fontes na PolĂ­cia Civil e no MinistĂ©rio PĂºblico.

Assim, o deslocamento por rio entre a capital paraense BelĂ©m e a capital amazonense Manaus Ă© apontado pela PolĂ­cia Civil como “estratĂ©gico” para o trĂ¡fico de drogas.

Nesse sentido, em alguns casos, as drogas sĂ£o escondidas em cargas de peixe, açaĂ­ ou atĂ© entre equipamentos eletrĂ´nicos para despistar as fiscalizações.

Leia mais

AmazĂ´nia: Manaus Ă© centro da atuaĂ§Ă£o de facções criminosas do trĂ¡fico de drogas

Confrontos

Em suma, os maiores confrontos nos rios amazĂ´nicos ocorrem entre PCC e Comando Vermelho. A capital amazonense Manaus Ă© o principal alvo da disputa.

AlĂ©m disso, tambĂ©m ocorrem confrontos em Coari, TefĂ© e Itacoatiara em Ă¡reas onde hĂ¡ um interesse crescente da facĂ§Ă£o paulista na disputa pelo controle territorial.

Leia mais no Uol.

Foto: reproduĂ§Ă£o/vĂ­deo