Amazonas entra em quarentena de 15 dias para conter coronavĂ­rus

Começa a valer hoje, dia 26, o decreto do Governo do Amazonas que impõe restrições a atividades econĂ´micas nĂ£o essenciais

Amazonas

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 26/12/2020 Ă s 10:27 | Atualizado em: 26/12/2020 Ă s 10:36

Começa neste sĂ¡bado (26) em todo o Amazonas a valer o decreto do Governo do Estado que proĂ­be atividades nĂ£o essenciais em quarentena de 15 dias. A meta Ă© conter o avanço do coronavĂ­rus (covid-19) na chamada segunda onda.

As medidas restritivas atingem principalmente locais e estabelecimentos que vinham provocando alta aglomeraĂ§Ă£o de pessoas. Por exemplo, shoppings, flutuantes, bares e lojas diversas.

Contudo, nĂ£o entraram nessas proibições feiras, mercados e academias.

Descontentes, os empresĂ¡rios de shoppings centers ainda tentaram derrubar o decreto, mas a Justiça reconheceu a medida do governo.

De outro lado, especialista de saĂºde disse acreditar atĂ© que o governo tardou a impor restriĂ§Ă£o porque a doença avança com força. AtĂ© o Natal, com alta aglomeraĂ§Ă£o no comĂ©rcio e bares, o Amazonas tinha mais de 5 mil mortes oficiais pelo coronavĂ­rus.

AlĂ©m disso, o principal hospital para vĂ­timas da doença, o Delphina Aziz, estĂ¡ na casa de 90% da ocupaĂ§Ă£o de leitos.

Confira as principais medidas do decreto do governo.

 

Leia mais

SSP-AM fecha festas clandestinas com 2 mil pessoas na noite do Natal

Escola de Manaus dĂ¡ exemplo ao mundo de resistĂªncia ao coronavĂ­rus

 

Ambulantes protestam

Em Manaus, por volta de 9h30, vendedores ambulantes no centro, iniciaram um protesto nas ruas da regiĂ£o. Como estavam impedindo o trĂ¡fego de veĂ­culos, a PolĂ­cia Militar foi chamada a intervir.

Apesar de atĂ© Ă s 11h30 nenhum incidente ter sido registrado, havia tendĂªncia de acirramento dos Ă¢nimos. Os manifestantes mostravam disposiĂ§Ă£o de prosseguir no protesto.

 

Leia mais

Medidas anticovid no AM seriam eficazes antes do Natal, diz cientista

Foto: BNC Amazonas