Amazonas entra em quarentena de 15 dias para conter coronavĂrus
Começa a valer hoje, dia 26, o decreto do Governo do Amazonas que impõe restrições a atividades econĂ´micas nĂ£o essenciais

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 26/12/2020 Ă s 10:27 | Atualizado em: 26/12/2020 Ă s 10:36
Começa neste sĂ¡bado (26) em todo o Amazonas a valer o decreto do Governo do Estado que proĂbe atividades nĂ£o essenciais em quarentena de 15 dias. A meta Ă© conter o avanço do coronavĂrus (covid-19) na chamada segunda onda.
As medidas restritivas atingem principalmente locais e estabelecimentos que vinham provocando alta aglomeraĂ§Ă£o de pessoas. Por exemplo, shoppings, flutuantes, bares e lojas diversas.
Contudo, nĂ£o entraram nessas proibições feiras, mercados e academias.
Descontentes, os empresĂ¡rios de shoppings centers ainda tentaram derrubar o decreto, mas a Justiça reconheceu a medida do governo.
De outro lado, especialista de saĂºde disse acreditar atĂ© que o governo tardou a impor restriĂ§Ă£o porque a doença avança com força. AtĂ© o Natal, com alta aglomeraĂ§Ă£o no comĂ©rcio e bares, o Amazonas tinha mais de 5 mil mortes oficiais pelo coronavĂrus.
AlĂ©m disso, o principal hospital para vĂtimas da doença, o Delphina Aziz, estĂ¡ na casa de 90% da ocupaĂ§Ă£o de leitos.
Confira as principais medidas do decreto do governo.
Leia mais
SSP-AM fecha festas clandestinas com 2 mil pessoas na noite do Natal
Escola de Manaus dĂ¡ exemplo ao mundo de resistĂªncia ao coronavĂrus
Ambulantes protestam
Em Manaus, por volta de 9h30, vendedores ambulantes no centro, iniciaram um protesto nas ruas da regiĂ£o. Como estavam impedindo o trĂ¡fego de veĂculos, a PolĂcia Militar foi chamada a intervir.
Apesar de atĂ© Ă s 11h30 nenhum incidente ter sido registrado, havia tendĂªncia de acirramento dos Ă¢nimos. Os manifestantes mostravam disposiĂ§Ă£o de prosseguir no protesto.
Leia mais
Medidas anticovid no AM seriam eficazes antes do Natal, diz cientista
Foto:Â BNC Amazonas