Amazonas espera 1,2 mil disputando vagas de diretores de escolas
Interessados vão passar por um processo seletivo. Seduc divulga calendário.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/09/2023 às 17:59 | Atualizado em: 22/09/2023 às 18:24
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), anunciou hoje (22) a realização de processo seletivo simplificado para escolher diretores de escolas na capital e no interior.
Dessa maneira, a expectativa é que pelo menos 1,2 mil servidores se interessem pelo cargo.
A inscrição será aberta no dia 30 de outubro, conforme a Seduc.
Conforme o governo, o seletivo segue ação nacional do Ministério da Educação (MEC), por meio da lei 14.113 de 2020. A escolha de diretores condiciona o recebimento de recursos da complementação do valor aluno/ano por resultados.
O certame selecionará profissionais aptos a assumir a gestão escolar em caso de vacância na função, ou seja, quando a vaga de gestor estiver desocupada por motivos diversos, como desistência, morte e necessidade eventual de substituição, dentre outros.
Além disso, o certame também prevê que as novas escolas da rede estadual a serem inauguradas no Amazonas, após a conclusão do seletivo, já terão diretores escolares aprovados.
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Inscrições e requisitos
Então, as inscrições começam no dia 30 de outubro, às 10h, e seguem até às 16h (horário de Manaus) do dia 15 de novembro, por meio do site www.concursoscpec.com.br.
No dia 17 de novembro, será divulgada uma lista de confirmação com o nome dos candidatos inscritos.
- Entre os principais requisitos básicos para a inscrição, está a necessidade do candidato:
i) ser ocupante de cargo público de magistério (professores e pedagogos), efetivo e estável, do quadro da Secretaria de Educação; - ii) ter disponibilidade em tempo integral;
- iii) possuir graduação/licenciatura, preferencialmente, com pós-graduação em gestão escolar e coordenação pedagógica; além de outras condições, que estarão presentes no edital.
- Etapas avaliativas
Desse modo, em relação aos processos avaliativos dos inscritos, terão duas etapas, denominadas como mérito e desempenho-entrevista,
A primeira, realizada em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), terá a apreciação da documentação apresentada pelo candidato na inscrição.
Os classificados para a segunda etapa serão convocados pela secretaria para as entrevistas, que acontecerão entre os dias 10 e 26 de janeiro de 2024.
As entrevistas serão previamente agendadas e terão pontuação de 0 a 10, sendo 7 a nota mínima para classificação.
As entrevistas serão realizadas por representantes do departamento de gestão escolar da Seduc.
Os questionamentos terão como base a matriz de referência das competências dos diretores escolares do Amazonas, instituída por portaria de junho de 2022.
Assim, o resultado final do seletivo será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2024.
O certame, que possui validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, terá vigência em todo o estado, durante o biênio 2024-2025.
Assim sendo, a expectativa da Secretaria de Educação é receber mais de 1,2 mil inscrições.
Foto: Euzivaldo Queiroz/Secom