Amazonas volta a mais de 1,5 mil contaminados de covid em um dia

Além disso, o estado acrescentou mais 74 vítimas fatais da doença, elevando a conta de óbitos para além de 11 mil vidas perdidas

Amazonas pessoa com covid ou com sintoma da doença não pode tomar a vacina

Da Redação do BNC Amazonas

 

Publicado em: 02/03/2021 às 19:23 | Atualizado em: 02/03/2021 às 19:28

O Amazonas tem mais 1.576 pessoas contaminadas pelo coronavírus (covid) das 10h da segunda às 10h de hoje. E mais 74 mortes elevaram a conta do estado para mais de 11 mil vidas perdidas em um ano.

A informação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) nesta terça (2).

Dessa forma, o Amazonas chega a 318.244 pessoas contaminadas pelo vírus em um ano de epidemia. Tal número é extraído dos registros dos testes oficiais da doença no sistema de saúde. 

Há até hoje 1.254 pacientes internados. E mais 35.760 confirmados com a doença que não estão hospitalizados. São pessoas com sintomas leves, geralmente, que se tratam em casa.

Dos que estão hospitalizados, 485 estão em leitos de UTI, tanto em hospitais públicos quanto em privados.

Como resultado, a taxa de ocupação de leitos públicos de UTI para covid no estado (só existe na capital) é de 86%. Na rede particular é de 73%. 

Até a manhã de hoje, conforme a FVS, havia 87 pacientes aguardando vaga de internação na rede hospitalar.

Leia mais

No ápice da pandemia, Conselho de Saúde pede lockdown imediato

Operação na Amazônia é suspensa após equipe ser infectada por covid

Óbitos e risco

Dos óbitos registrados no estado, a capital Manaus detém 7.810 ocorrências. Dessa maneira, ficam 3.202 aos demais 61 municípios.

E as cidades de Parintins (279), Manacapuru (272) e Itacoatiara (246) lideram em vítimas fatais da covid no interior.

Assim sendo, o Amazonas todo, à exceção da capital, está no nível roxo (muito alto) de transmissão do vírus. É o mais elevado na classificação do risco de disseminação da doença na população. 

Manaus, contudo, é classificada na faixa vermelha (alto risco), embora tenha a letalidade do vírus em 5,3%. É o maior índice do Amazonas, que tem média de 3,4%. No interior, a covid é letal em 1,8%.

A FVS ressalta neste boletim que os prefeitos dos municípios de Nova Olinda do Norte e Apuí não atualizaram os dados da doença.

Foto: Divulgação/Secom