Amazonas tem segundo melhor desempenho em vendas no varejo
Estado registra o segundo maior aumento nas vendas do varejo em abril, com alta de 1,7%.

Publicado em: 12/06/2025 às 17:12 | Atualizado em: 12/06/2025 às 17:12
O Amazonas conquistou o segundo melhor resultado do Brasil no volume de vendas do comércio varejista em abril de 2025, com crescimento de 1,7% em relação ao mês anterior. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (12/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
Esse crescimento representa uma recuperação importante para o estado, já que em março o setor havia registrado uma queda de 6%. Rondônia liderou o ranking nacional, com alta de 2,3%.
Na comparação com abril do ano passado, o crescimento do Amazonas foi de 1,9%. Já no acumulado de 2025, as vendas varejistas subiram 2,7%, colocando o estado na 11ª posição entre as unidades da federação. No acumulado de 12 meses, o avanço foi de 4,4%.
No segmento de Varejo Ampliado — que considera também veículos, motos, materiais de construção e atacado de alimentos — o desempenho foi mais modesto.
Em abril, houve queda de 1%, mas no acumulado de 12 meses, o crescimento chegou a 6,9%, o quinto maior do país.
Leia mais
Comércio exterior: Amazonas bate quase US$ 7 bilhões em importações no ano
O Amazonas teve ainda participação de 1,2% nas vendas totais do varejo nacional em abril, e de 1,1% no Varejo Ampliado.
A Pesquisa Mensal do Comércio monitora o desempenho do setor no país e é referência para avaliar o comportamento da economia brasileira. A próxima divulgação está marcada para 8 de julho, com os dados de maio.
Leia mais no telegra.ph