AM tenta conter, em Tabatinga, variante surgida no Peru

A Prefeitura de Tabatinga vai auxiliar a pesquisa de 10 dias, desenvolvida pela Fiocruz Amazônia

AM tenta conter, em Tabatinga, variante surgida no Peru

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 12/08/2021 às 06:39 | Atualizado em: 12/08/2021 às 06:40

Um esforço entre a Fiocruz Amazônia, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), além da Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga tenta conter a entrada de variantes, na região de fronteira.

A princípio, um alerta de surto de uma variante do coronavírus surgiu no Peru, a Lambda. Com isso, fez duas cidades brasileiras que fazem fronteira com o país vizinho entrarem em estado de atenção: Tabatinga e Benjamin Constant.

Caso um brasileiro teste positivo, ele será encaminhado para UPA em Tabatinga e o tratamento será feito pela FVS, sob orientação da Fiocruz Amazônia.

Quem desejar participar, passará pela triagem, em seguida o teste rápido e coleta do PCR com swab (cotonete) e, na sequência, o teste sorológico para saber se a pessoa já foi infectada.

Dessa forma, a Prefeitura de Tabatinga vai auxiliar a pesquisa de 10 dias, desenvolvida pela Fiocruz Amazônia, para identificação de possíveis variantes da covid-19 em circulação no município.

Leia mais

FVS alerta para risco de surto de covid no alto rio Solimões

Profissionais da saúde atuam na fronteira do AM contra covid

Fiocruz Amazônia

De acordo com o prefeito interino de Tabatinga, Plínio Cruz, a chegada da equipe da Fiocruz acontece em um momento muito oportuno para saber se há variantes circulando no município e quais são essas variantes.

“Só assim vamos proteger nossa população e traçar novas estratégias para combater essas infecções”, disse.

A diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, explicou que o grande objetivo é coletar informações durante esses dias para pesquisa de variantes no Alto Solimões.

“Temos essa ameaça do surto, então sabemos que se tem essa ameaça, essa variante pode entrar pela fronteira e por isso é importante esse trabalho de prevenção”, disse a pesquisadora.

A partir de ontem (11) foi montado um ponto de realização de testes gratuitos de Covid-19 no Porto da Feira de Tabatinga.

Foto: Divulgação