Alonso Oliveira pode ser o próximo presidente da CMM
O nome é considerado solução ao impasse que se criou com a tentativa do atual presidente se manter no comando da Casa.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 21/11/2022 às 06:50 | Atualizado em: 21/11/2022 às 07:10
O nome do presidente da Manauscult, Alonso Oliveira (Avante), passou a ser considerado nos últimos dias pela base do prefeito David Almeida (Avante) como forte candidato à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Ele seria a solução ao impasse que se criou entre os governista com a candidatura do atual dirigente da Casa, David Reis (Avante), à reeleição.
Reis precisa mudar a lei orgânica e o regimento interno para levar adiante seu projeto. Mas ele não tem voto suficiente para apoiá-lo.
Agora, o tempo já conta contra ele.
Além disso, os vereadores governistas que não aceitam a reeleição percebem que David Reis está só em sua tentativa de permanecer no cargo.
Falam isso citando, que dos 22 contrários (de 41 da Casa), ninguém foi procurado pelo prefeito para tratar do assunto.
Manobra
Alonso Oliveira, por sua vez, para viabilizar seu nome, precisa da ajuda do prefeito. Para começar, ele teria que contar com a renúncia ou licença de um parlamentar do Avante.
É que ele é suplente.
Mas já se ouve nos bastidores da disputa que isso não será problema. Integrantes da base dizem que o vereador Wanderley Monteiro poderá renunciar o cargo.
Na verdade, Wanderley apenas anteciparia sua saída da Câmara, porque ele terá que sair da casa para assumir mandato de deputado estadual.
Ele foi eleito este ano ao cargo. Logo, teria que deixar a CMM.
Silêncio
David Reis está em silêncio sobre o assunto. Hoje o BNC tentou ouvi-lo, mas até a publicação desta matéria ele não havia respondido.
Leia mais
David Reis enfrenta resistência para tentar se reeleger na CMM
Foto: Divulgação/CMM