RemĂ©dio: SES-AM orienta sobre o que nĂ£o pode tomar contra dengue

Secretaria emitiu um alerta sobre os perigos do uso inadequado de remĂ©dios contra a dengue, salientando que medicamentos incorretos podem agravar a doença e levar Ă  forma hemorrĂ¡gica.

Publicado em: 20/02/2024 Ă s 17:38 | Atualizado em: 20/02/2024 Ă s 17:38

A Secretaria de SaĂºde do Amazonas (SES-AM) emitiu neste dia 20 um alerta sobre os riscos do uso inapropiado de remĂ©dio contra a dengue.

O Amazonas Ă© o nono estado do paĂ­s em incidĂªncia de casos de dengue, de acordo com dados do painel de monitoramento de arboviroses do MinistĂ©rio da SaĂºde.

De acordo com nĂºmeros do dia 17, o Amazonas tinha 5.803 casos confirmados.

AlĂ©m dos sintomas comuns como dor de cabeça, dor no corpo, febre, enjoos, vĂ´mitos e manchas vermelhas, a dengue tambĂ©m pode causar sonolĂªncia, irritabilidade e confusĂ£o mental.

Dessa forma, conforme a SES, Ă© importante ficar atento aos medicamentos indicados para tratar os sintomas da dengue.

AlĂ©m de mascarar os sintomas reais da doença, dificultando o diagnĂ³stico correto, o uso de medicamentos incorretos pode agravar a dengue, orienta o Ă³rgĂ£o.

O que nĂ£o se deve tomar

Alguns remĂ©dios sĂ£o contraindicados, enquanto outros podem ser utilizados de forma segura.

A doença pode se manifestar de duas formas: dengue clĂ¡ssica e dengue hemorrĂ¡gica, esta caracterizada por sangramentos nas gengivas e nas fezes devido Ă  destruiĂ§Ă£o das plaquetas responsĂ¡veis pela coagulaĂ§Ă£o.

As dores causadas pela dengue podem ser intensas, causando sofrimento, mas a escolha dos medicamentos certos faz toda diferença.

 Saiba os medicamentos contraindicados em caso de dengue:

AntibiĂ³ticos

Os antibiĂ³ticos sĂ£o contraindicados no caso de suspeita de dengue porque Ă© uma doença viral causada pelo vĂ­rus da dengue, e os antibiĂ³ticos sĂ£o utilizados para tratar infecções causadas por bactĂ©rias, nĂ£o por vĂ­rus.

 Portanto, o uso de antibiĂ³ticos para tratar a dengue nĂ£o sĂ³ nĂ£o seria eficaz, como tambĂ©m poderia causar danos Ă  saĂºde do paciente, como resistĂªncia bacteriana e efeitos colaterais indesejados.

Ivermectina

A ivermectina Ă© um medicamento utilizado para o tratamento de parasitas como piolhos e carrapatos. Ela nĂ£o Ă© recomendada para pessoas que estĂ£o com a doença porque pode aumentar o risco de sangramento, pois a doença jĂ¡ afeta as plaquetas e a coagulaĂ§Ă£o sanguĂ­nea.

AlĂ©m disso, a ivermectina pode causar efeitos colaterais como nĂ¡useas, vĂ´mitos, diarreia e erupções na pele, o que pode agravar os sintomas e dificultar o diagnĂ³stico correto da doença.

Anti-inflamatĂ³rios

Os anti-inflamatĂ³rios como a aspirina, ibuprofeno e naproxeno sĂ£o contraindicados para tratar a doença porque podem aumentar o risco de sangramento, que Ă© uma complicaĂ§Ă£o grave da doença.

Portanto, o uso de anti-inflamatĂ³rios nĂ£o Ă© recomendado no tratamento da doença e sĂ£o necessĂ¡rias orientações mĂ©dicas para o alĂ­vio dos sintomas e o controle da doença.

CorticĂ³ides

O uso de corticoides é contraindicado para tratar a dengue devido ao fato de que esses medicamentos podem agravar o quadro clínico da doença.

Os corticĂ³ides suprimem o sistema imunolĂ³gico, o que pode dificultar a capacidade do organismo de combater o vĂ­rus, fazendo com que a infecĂ§Ă£o se espalhe mais rapidamente e cause complicações graves, como hemorragias e choque hemorrĂ¡gico.

Foto: Douglas Santos/Secom