Assembleia emite carteira Ă  autista no Abril Azul

Parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania foi uma solicitaĂ§Ă£o da deputada estadual Mayara Reis

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 02/04/2024 Ă s 17:12 | Atualizado em: 02/04/2024 Ă s 17:13

AtĂ© a prĂ³xima sexta-feira (05), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em parceria com a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) estarĂ¡ emitindo a carteira de identificaĂ§Ă£o da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA)

Dessa forma, o atendimento estĂ¡ sendo realizado das 8h Ă s 12h, no hall da ALE-AM, localizada na Avenida MĂ¡rio Ypiranga, bairro Flores.

A carteira Ă© um direito garantido pela Lei estadual nº 5403/2021, que vale para todo territĂ³rio nacional.

Garante, portanto, ao autista o atendimento prioritĂ¡rio em todos os segmentos de serviços pĂºblicos e privados, em especial nas Ă¡reas da saĂºde, educaĂ§Ă£o e assistĂªncia social.

Assim, o serviço foi solicitado pela deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) apĂ³s a grande demanda no evento de abertura do Abril Azul – mĂªs de conscientizaĂ§Ă£o do autismo, realizado na Arena da AmazĂ´nia, nesta segunda-feira (1º).

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Acesso

NĂ³s vimos a necessidade de estender a oferta de carteira Ă s mĂ£es atĂ­picas, que ainda nĂ£o conseguiram ter acesso a este documento tĂ£o importante, possa ter uma facilidade para emitir. Portanto, basta vir atĂ© a Assembleia Legislativa, com os documentos exigidos e garantir os benefĂ­cios para quem tanto precisa, explicou Mayara Pinheiro Reis.

Portanto, os documentos necessĂ¡rios para emissĂ£o da carteira de identificaĂ§Ă£o da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA) sĂ£o os seguintes:

– Uma foto 3×4, RG e CPF, comprovante de endereço, laudo mĂ©dico com classificaĂ§Ă£o internacional de doenças (CID) e a descriĂ§Ă£o do mĂ©dico que acompanha a pessoa com deficiĂªncia pelo sistema SUS.

Foto: DivulgaĂ§Ă£o