Adjuto pede Ă Sefaz que regulamente free shops e energia solar

Publicado em: 22/05/2018 Ă s 16:00 | Atualizado em: 22/05/2018 Ă s 18:20
O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) encaminhou dois Requerimentos Ă Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), solicitando a regulamentaĂ§Ă£o estadual da Lei dos Free Shops e o ICMS da energia solar. Ambos os temas jĂ¡ foram definidos em Ă¢mbito nacional.
“A inclusĂ£o do Amazonas no Confaz foi uma luta que nĂ³s abraçamos. Eu entendo a importĂ¢ncia da energia renovĂ¡vel para o nosso Estado. Muitas comunidades vĂ£o poder ter acesso Ă energia solar, o Banco da AmazĂ´nia, inclusive, jĂ¡ tem linhas de crĂ©dito para financiar. Foi um avanço muito grande. Da mesma forma o que os Free Shops, que serĂ£o instalados em todo o Brasil. Aqui nĂ³s temos Tabatinga, que faz fronteira com LetĂcia. JĂ¡ temos a Lei Federal e a Lei Municipal de Tabatinga, sĂ³ precisa regulamentar em nĂvel de Estado”, ressaltou o parlamentar, em pronunciamento na manhĂ£ desta terça-feira, 22, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
IsenĂ§Ă£o
Em fevereiro deste ano, o deputado Adjuto Afonso foi procurado pelos diretores da Expertise Energia Solar, Jamil Chaar e Bruno MourĂ£o, e da Infinity Sun, Pedro Mouta, para conversar sobre Energia Solar. Eles pediram o apoio do parlamentar para que o Amazonas aderisse Ă isenĂ§Ă£o, de imediato. O parlamentar fez um Indicativo ao Governo do Amazonas, solicitando a isenĂ§Ă£o, a exemplo do que acontece em outros Estados. No Ăºltimo dia 16, o Estado recebeu a autorizaĂ§Ă£o do Conselho Nacional de PolĂtica FazendĂ¡ria (Confaz).
No que diz respeito aos Free Shops (Lei 12.723/2012), enquanto esteve na presidĂªncia da UniĂ£o Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Adjuto Afonso articulou uma AudiĂªncia na Secretaria de Aduana e Relações Internacionais, onde tratou com o secretĂ¡rio Luiz Felipe de Barros Reche e o subsecretĂ¡rio de GestĂ£o Coorporativa, Juliano Brito Neves, a regulamentaĂ§Ă£o da Lei dos Free Shops, sancionada em 2012, mas atĂ© entĂ£o, nĂ£o regulamentada nas cidades de fronteira. O tema avançou, e por sugestĂ£o do parlamentar, o municĂpio de Tabatinga, foi escolhido para projeto piloto da implantaĂ§Ă£o da lei.
*Com foto e informações da assessoria.Â