Adail Filho decreta toque de recolher em Coari por dez horas diárias

Decreto do prefeito Adail Filho vale desde hoje (29), a partir de 20h

Adail Servidores Coari Adail

Da Redação do BNC Amazonas em Brasília e Manaus

Publicado em: 29/04/2020 às 17:08 | Atualizado em: 29/04/2020 às 17:12

O prefeito de Coari, Adail Filho (Progressistas), decretou toque de recolher em todo o território do município a partir das 20h, até 6h. A medida vale a partir de hoje, dia 29.

Conforme Decreto 868, do dia 23 de abril, publicado no diário oficial de hoje, a medida já está em vigor. E valerá enquanto durar a crise provocada pelo coronavírus (covid-19).

De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do município, até a tarde deste dia 29, são 75 casos confirmados e 7 mortes.

Em 13 dias, entre 16 e hoje (29), o aumento de infectados aumentou 3.370%. No dia 16 apareceram as duas primeiras ocorrências da covid-19 em Coari.

Até à tarde do dia 28, o município tinha 58 casos confirmados e 4 óbitos pela doença, conforme dados oficiais do Governo do Estado.

A decisão do prefeito, portanto, se dá por esse aumento exponencial dos casos na terra do petróleo e do gás do Amazonas.

 

Leia mais

Prefeito de Coari exalta profissionais da saúde nas redes sociais

 

Regras do toque de recolher

Com a finalidade de conter essa escalada, o decreto determina confinamento obrigatório de dez horas. Dessa maneira, fica terminantemente proibida a circulação de pessoas na cidade e nas comunidades rurais.

O descumprimento da norma, consequentemente, sujeitará os infratores a sanções administrativas e cíveis. Ao mesmo tempo, o decreto permite a conversão da multa em doação de cestas básicas a famílias afetadas pelo coronavírus.

De igual forma, a multa pode virar prestação de serviços diretamente relacionados ao enfrentamento da doença.

 

Razões da medida

Adail Filho argumentou que o toque de recolher faz parte das medidas preventivas e de emergência adotadas desde o início da pandemia.

“Infelizmente, as medidas não foram atendidas voluntariamente pela população, o que nos induz à necessidade de imposição de sanções. O objetivo é de conter a proliferação do vírus, a fim de manter a nossa população protegida”.

Em post em redes oficiais, a Prefeitura de Coari reforça a importância dos moradores de ficar em casa.

 

Leia mais

Coronavírus se propaga no interior do AM por viagens clandestinas

 

Mais números de Coari

De acordo com a prefeitura, 275 suspeitos estão sendo monitorados e aguardam o prazo de oito dias em isolamento domiciliar para novos exames.

Os bairros onde mais se concentram casos novos de coronavírus em Coari são Chagas Aguiar, Centro, Liberdade e União.

Conforme o município, seis doentes se recuperaram e há 12 internados. Por ora, 44 casos foram descartados e 787 estão em isolamento domiciliar.

Pelo acompanhamento da saúde de Coari, 44 se contaminaram em viagens fluviais e aéreas particulares. Outros 783 foi por contato com suspeitos ou confirmados pelo vírus.

“A conscientização de todos neste momento difícil é fundamental. Por isso, devemos estar atentos aos cuidados e seguir todas as recomendações. Precisamos conter a proliferação do vírus”, diz mensagem de Adail Filho à população em redes sociais.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Coari