Meio ambiente e sustentabilidade, na mira do consumidor
O tema sustentabilidade tornou-se indicador de consumo

Por Marcellus Campelo*
Publicado em: 06/10/2022 Ă s 09:08 | Atualizado em: 06/10/2022 Ă s 09:08
A preocupaĂ§Ă£o com o meio ambiente e a sustentabilidade, antes restrita a pequenos grupos, ganhou amplitude nos Ăºltimos anos, alcançando boa parte da populaĂ§Ă£o, e nĂ£o somente como tema de discussĂ£o, mas como indicador de consumo.
EstĂ¡ ficando cada mais claro para as pessoas a importĂ¢ncia de cuidar do meio ambiente hoje, para garantir qualidade de vida Ă s prĂ³ximas gerações. É cada vez mais forte, tambĂ©m, o sentimento de que Ă© preciso adotar ações concretas, individualmente e na hora de adquirir um produto, para evitar o desmatamento, as mudanças climĂ¡ticas e o aumento da poluiĂ§Ă£o, por exemplo.
VĂ¡rias pesquisas dĂ£o indicações nessa direĂ§Ă£o. Uma delas, realizada em 2019 pela agĂªncia norte-americana Union+Webster, mostra que 87% da populaĂ§Ă£o brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentĂ¡veis, ou seja, que demonstrem responsabilidade socioambiental. AlĂ©m disso, 70% dos entrevistados disseram nĂ£o se importar em pagar um pouco mais por isso. O alto custo dos produtos com essa pegada sempre foi considerado um gargalo a ser enfrentado pelas empresas.
Pesquisa realizada no mesmo ano pela Treta Pak tambĂ©m apontou no mesmo caminho. O estudo indica que 86% dos brasileiros entrevistados se preocupam com as questões ambientais. EstĂ£o entre os temas que mais se destacam o acesso Ă Ă¡gua, a poluiĂ§Ă£o e o lixo plĂ¡stico nos oceanos.
A pesquisa atesta que 48% dos consumidores separam os resĂduos para a coleta seletiva e 73% procuram comprar produtos sustentĂ¡veis pensando na preservaĂ§Ă£o do meio ambiente para as futuras gerações.
A preocupaĂ§Ă£o com o meio ambiente na hora de comprar tambĂ©m aparece em pesquisa da PwC, realizada em 2021, sobre os hĂ¡bitos de consumo no mundo.
No Brasil, 49% dos entrevistados declararam-se preocupados com a questĂ£o. A pandemia de Covid-19, conforme refletem sobre o tema, parece ter acelerado a consciĂªncia ambiental da populaĂ§Ă£o. Isso porque em 2019, em pesquisa tambĂ©m da PwC, apenas 35% disseram escolher produtos sustentĂ¡veis para ajudar a proteger o meio ambiente.
De qualquer forma, com variações para um lado ou para o outro, o importante a destacar Ă© que as empresas jĂ¡ perceberam que nĂ£o podem ignorar o aspecto ambiental e estĂ£o preocupadas em acenar para o seu pĂºblico com medidas que façam sentido.
O apelo dos consumidores tem ressoado nas organizações. NĂ£o Ă© por nada que passou a ser peça fundamental nas empresas a adoĂ§Ă£o de prĂ¡ticas de ESG, relacionadas ao meio ambiente, ao social e Ă governança. Essas ações começam a pesar na escolha dos produtos, pelo consumidor, e tambĂ©m na captaĂ§Ă£o de investimentos no mercado, trazendo vantagens competitivas a quem as adotam.
Muitas empresas, Ă© claro, no afĂ£ de se manterem competitivas, acabam optando por mĂ©todos sem a devida sustentabilidade. O caminho mais fĂ¡cil, todos sabem, nem sempre Ă© o melhor. É preciso entender o tema na sua essĂªncia, a sua relaĂ§Ă£o com a atividade que a organizaĂ§Ă£o desempenha, para decidir como e de que forma se posicionar.
O conceito de sustentabilidade nĂ£o Ă© novo. Surgiu durante a ConferĂªncia de Estocolmo, em 1972. Trata-se do uso racional dos recursos naturais, sem comprometer o meio ambiente, preservando-o para as gerações futuras. E isso tem a ver com posturas individuais, coletivas, empresariais e governamentais.
Passa, por exemplo, por um processo de educaĂ§Ă£o, formando cidadĂ£os com consciĂªncia socioambiental, plantando essa semente nas prĂ³ximas gerações. Passa, ainda, por ações cotidianas, como o consumo consciente, jĂ¡ citado aqui, a reciclagem e reutilizaĂ§Ă£o de embalagens, entre tantas outras iniciativas.
No mundo corporativo, os negĂ³cios sustentĂ¡veis envolvem o uso de fontes de energia limpas e renovĂ¡veis, a racionalizaĂ§Ă£o de Ă¡gua, a opĂ§Ă£o por embalagens reciclĂ¡veis, o descarte correto dos resĂduos e a adoĂ§Ă£o de prĂ¡ticas de inclusĂ£o e diversidade.
Agir de forma sustentĂ¡vel Ă© uma questĂ£o de atitude e um desafio a ser enfrentado todos os dias, mas a meta final, que Ă© a preservaĂ§Ă£o do planeta, vale todo o esforço. As gerações futuras hĂ£o de agradecer as escolhas corretas que fizermos hoje.
*O autor Ă© engenheiro civil, especialista em saneamento bĂ¡sico.
Foto: ReproduĂ§Ă£o/ Internet