TRE manda prefeito de Barcelos tirar propaganda do governo no Face

prefeito

Publicado em: 05/09/2018 às 13:31 | Atualizado em: 05/09/2018 às 13:31

O juiz auxiliar das eleições 2018 Ricardo Sales, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) julgou monocraticamente nesta terça, dia 4, que o prefeito de Barcelos, Edson Mendes (PSB), fez propaganda eleitoral em sua página no Facebook para beneficiar o candidato à reeleição a governador Amazonino Mendes (PDT). Tratam-se de vídeos promocionais do governo que o magistrado manda que sejam excluídos urgentemente.

Mendes postou vídeos mostrando distribuição gratuita de serviços de caráter social como se fosse propaganda institucional do Governo do Estado.

Sales, a pedido da coligação “Amazonas com segurança”, do candidato a governador Omar Aziz (PSD), mandou que o prefeito e o Facebook excluam os vídeos em 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A coligação de Omar denunciou a chapa de Amazonino e Rebecca Garcia (PP) e o prefeito de usarem a rede social na internet para proveito da candidatura com a distribuição gratuita de serviços de caráter social.

 

Leia mais

Robôs podem estar sendo usados no WhatsApp, denuncia David

 

Propaganda eleitoral travestida de institucional

O juiz aceitou o argumento da coligação de que, na verdade, se trata de propaganda eleitoral a favor de Amazonino, prejudicando os demais candidatos. Portanto, trata-se de conduta vedada na eleição.

“Por tal razão, a postagem objeto da discussão insere-se, prima facie, no campo da propaganda institucional, tendo em vista que objetiva exclusivamente dar publicidade a obras e serviços realizados pelo Governo do Estado, em especial ao candidato à reeleição, configurando, mormente neste período de intensa campanha eleitoral, em ato de promoção pessoal a causar nítido desequilíbrio, ferindo de morte a isonomia entre os candidatos”, escreveu na decisão.

 

As URL que o juiz eleitoral determina que sejam excluídas pelo Facebook

https://www.facebook.com/EdsonMendesBarcelos/videos/255036661792671/

https://www.facebook.com/EdsonMendesBarcelos/videos/1850646811690799/

https://www.facebook.com/EdsonMendesBarcelos/videos/267259750561819/

https://www.facebook.com/EdsonMendesBarcelos/videos/720529808289212/

 

A decisão do juiz eleitoral está publicada no mural eletrônico do TRE-AM.

 

Leia mais

Juiz manda Rotta e Amazonino excluírem posts contra Omar

 

Foto: Reprodução/site da Prefeitura de Barcelos