PSOL afirma que ataque a David foi ação isolada

Publicado em: 26/07/2018 às 06:54 | Atualizado em: 26/07/2018 às 06:54
Da Redação
O PSOL enviou à redação do BNC nota de esclarecimento à respeito de matéria publicada na sexta-feira, dia 20, com o título PSOL lança Berg da UGT ao governo e mira David em convenção.
Na nota, o partido esclarece que a manifestação contrária ao pré-candidato ao governo e presidente da ALE-AM, David Almeida, foi ato isolado que partiu de um membro e que o mesmo recebeu apoio de “uma minoria” presente no evento.
“A manifestação deliberada pelo senhor Pablo Lopes contra o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o deputado Davi (sic) Almeida, foi garantida no estatuto do partido, mas que as acusações são de cunho pessoal do mesmo que, recebeu apoio de uma minoria, apenas 11 membros de sua corrente pertencente pela qual representou”, afirma trecho da nota.
A nota destaca que a maior corrente do PSOL, a União Socialista, tem cinco mil integrantes, embora afirme que 480 estivessem presentes no ato, e que a mesma não compartilha das ideias de Pablo Lopes.
A nota informa que o estatuto do partido garante liberdade de expressão aos membros da sigla:
“Esclarecemos ainda que este senhor já teve que se retratar perante nota de repúdio da corrente interna, o coletivo Rosa Zumbi, que sofreu acusações infundadas e comparações inadequadas enviadas via aplicativo de mensagens em diversos grupos. Portanto, Membros da Executiva Estadual, sequer expressaram manifestação, por entender que seus filiados podem se inscrever nos eventos em que são realizados pelo partido”.
A nota informa que outra matéria publicada pelo BNC, no dia 21 de julho, com o título “De onde tiraram essa ideia que o David representa a esquerda?”, diz Herbert Amazonas traz dados errados ao informar que Herbert Amazonas é filiado ao PSOL desde 2015, quando na verdade o antigo militante do PSTU está na sigla há apenas três meses.
O partido reclama, ainda na nota, que o site BNC faltou com a verdade ao informar que o PSOL “quase coligou” com o PSB de David Almeida e que a presidente do PSOL Pedrinha Lasmar chegou a anunciar apoio ao pré-candidato no ato de lançamento, no inicio de junho, da pré-candidatura dele ao governo.
Dia a nota: “Quanto ao que se diz no portal, ‘quase coligou’, a presidente do partido esteve presente na pré-candidatura de Davi Almeida, e garantiu que não poderia coligar por que não estava no tempo para tal, portanto, o apoio foi mencionado para que a candidatura do mesmo fosse oposição contra o atual governo”.
Nota da Redação
A redação do BNC esclarece que a convenção do PSOL foi transmitida pelo site na sexta-feira, dia 20, por uma hora, 46 minutos e 38 segundos, a partir das 20h e uma equipe de reportagem acompanhou o evento do início ao fim, sendo que chegou ao local uma hora e meia antes porque a convenção não iniciou no horário marcado, que era às 19h.
No vídeo, transmitido ao vivo, é possível comprovar que não foi apenas um membro do PSOL que atacou nominalmente o pré-candidato David Almeida como alega a nota tentando alterar a verdade publicada pelo site e transmitida pelo Facebook do BNC.
Também no vídeo é possível ver que nenhum outro pré-candidato ao governo fora do PSOL é tão citado quanto o pré-candidato do PSB.
Um dos membros mais famosos da sigla, Herbert Amazonas, foi outro que fez declarações fortes relacionadas a David Almeida no dia da convenção:
“Saiu nas páginas dos jornais por roubo, por surrupiar o dinheiro público. E seu chefe está na cadeia, José Melo. Essa oligarquia que está no estado há quase quarenta anos”, disse na ocasição.
Confira a transmissão da convenção do PSOL, feita ao vivo pelo BNC, neste link ou no final da matéria.
Sobre o tempo de filiação de Herbert Amazonas, a redação esclarece que a informação foi fornecida por ele mesmo em entrevista não gravada e repetida durante entrevista transmitida pelo Facebook no dia 13 de junho. Veja neste link ou no final da matéria.
Procurado pela redação, nesta quarta-feira, dia 25, Herbert confirmou que informou ter se filiado ao PSOL em 2015 e disse que “deve ter se confundido”.
O ex-militante do PSTU, que disputou cargos majoritários de governador e prefeito por pelo menos oito vezes, disse que a data de filiação “não tem nada a ver” com a posição dele em relação às alianças.
“Tanto faz eu ter entrado no partido em 2015 ou 2018, minha posição seria a mesma na questão da não coligação com o David Almeida”, afirmou.
Por último, a indicação da nota de que o BNC se equivocou quando publicou informação de que a presidente estadual do PSOL, Pedrinha Lasmar, não declarou apoio a David e que a mesma ao comparecer ao ato de lançamento de pré-candidatura do candidato apenas “garantiu que não poderia coligar por que não estava no tempo para tal”, a redação esclarece que este foi mais um evento que recebeu cobertura de equipe de reportagem do site, além de transmissão ao vivo.
No vídeo, a partir do minuto 27 e segundo 50 é possível comprovar que o que ocorreu no palanque pró-David não foi o que diz a nota. Pedrinha é anunciada pelo apresentador do evento como representante do PSOL “que também está com David”.
Na sequência a fala é cedida a dirigente do PSOL que declara: “Trago para você o nosso apoio. Não temos um outro caminho a não ser caminhar ao seu lado e aos demais partidos (presentes no evento) porque aqui se apresenta uma nova alternativa de esquerda ao atual governo que se encontra acabando com o povo amazonense”, disse.
Veja o vídeo neste link ou no final da matéria.
Lei nota na íntegra:
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), na realização de sua convenção estadual eleitoral, realizada no último dia 20 de julho, na sede social do São Raimundo Esporte Clube, bairro São Raimundo, vem a público informar que a manifestação deliberada pelo senhor Pablo Lopes, contra o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o deputado Davi Almeida, foi garantida no estatuto do partido, mas que as acusações são de cunho pessoal do mesmo que, recebeu apoio de uma minoria, apenas 11 membros de sua corrente pertencente pela qual representou, votos estes conferidos pela mesa diretora, considerando que a maior corrente, que é a Unidade Socialista (US), tem 5 mil membros, embora apenas 480 presentes, estes não apoiaram o ato deliberado pelo senhor mencionado. Esclarecemos ainda que este senhor já teve que se retratar perante nota de repúdio da corrente interna, o coletivo Rosa Zumbi, que sofreu acusações infundadas e comparações inadequadas enviadas via aplicativo de mensagens em diversos grupos. Portanto, Membros da Executiva Estadual, sequer expressaram manifestação, por entender que seus filiados podem se inscrever nos eventos em que são realizados pelo partido.
Lembramos ainda que o senhor Herbert Amazonas, está filiado ao partido e tem apenas três meses como militante do PSOL – Amazonas, e não a três anos como informa a matéria publicada por este portal, no último dia 21 de julho de 2018.
Quanto ao que se diz no portal, ‘quase coligou’, a presidente do partido esteve presente na pré – candidatura de Davi Almeida, e garantiu que não poderia coligar por que não estava no tempo para tal, portanto, o apoio foi mencionado para que a candidatura do mesmo fosse oposição contra o atual governo.
Ressaltamos ainda que a sigla tem como presidente, uma mulher, a primeira a assumir um diretório no país, Pedrinha Lasmar.
Consideramos que a credibilidade deste renomado veículo de comunicação desempenha o nobre papel de informar e, compreendemos, que diante destas informações teremos a garantia da imparcialidade no trato de manter a população muito bem informada.
No mais, somos gratos por nos permitir esclarecer os equívocos.
Rondinely Fonseca – Secretário de Comunicação do PSOL – Amazonas – Jornalista – MTe – 0740 – AM.
Convenção do PSOL no dia 20 de julho, via Facebook do BNC:
https://www.facebook.com/bncplay/videos/804767823026978/
Lançamento da pré-candidatura de David Almeida no início de junho:
https://www.facebook.com/bncamazonas/videos/2121028288175316/
Herbert Amazonas concede entrevista ao BNC Entrevista no dia 13 de junho:
https://www.facebook.com/bncamazonas/videos/2123997554545056/