Juiz eleitoral suspende divulgação da pesquisa Ibope na TV Amazonas

rádio comunitária

Publicado em: 17/09/2018 às 18:29 | Atualizado em: 18/09/2018 às 09:17

A divulgação da pesquisa Ibope com os números da corrida eleitoral no estado contratada pela TV Amazonas foi suspensa pela Justiça Eleitoral.

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Ricardo Augusto de Sales, acatou pedido da coligação “Renova Amazonas” que tem como candidato ao governo, David Almeida (PSB).

Os advogados de David sustentam que “o requerimento de registro da pesquisa identificada sob o n. AM-01057/2018, está eivado de irregularidades”.

E citam a “estratificação equivocada quanto a sexo, idade e grau de instrução”, porque o Ibope utilizou dados do Censo Demográfico 201o, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já consigna dados de eleitores referentes ao ano de 2018.

A coligação argumenta ainda que “o mesmo vício se apresenta em relação à estratificação do nível econômico, quando o IBOPE informa ouvir mais os eleitores economicamente ativos em detrimento dos inativos, sem justificativa plausível”.

E aponta também uma terceira irregularidade que é “a inexistência de ponderação das amostras coletadas [pelo Ibope], quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico, requisito que serve para correção de distorções, buscando refletir o resultado mais fiel possível ao cenário real do eleitorado.”

Confira a decisão na íntegra. 

Leia mais 

Bolsonaro mantém dianteira, diz pesquisa CNT/MDA

 

Juiz revoga a própria decisão 

O juiz auxiliar do TRE-AM, Ricardo Augusto de Sales, revogou a própria decisão , tomada horas antes, que proibia a TV Amazonas de divulgar a pesquisa Ibope.

O magistrado acatou os argumentos do Ibope de que a pesquisa preencheu todos os requisitos do TSE e a legislação vigente sobre o tema.

O Ibope argumentou ainda “a pesquisa eleitoral tem o objetivo de demonstrar o que está acontecendo no exato momento em que ela é feita. Pesquisa é perecível, mede o momento em que é coletada, é um retrato do presente. Postergar a divulgação de seus resultados pode acarretar prejuízo, uma vez que quando a Justiça Eleitoral reconhecer a regularidade e liberar a sua divulgação, o resultado levantado pode não mais corresponder à realidade”.

Confira os números da pesquisa Ibope devidamente autorizada pelo TRE-AM.

 

Atualizada às 02h37