Fato que a Folha de SP escondeu em manchete aparece hoje em editorial

Folha de S.Paulo

Publicado em: 25/04/2018 às 07:43 | Atualizado em: 25/04/2018 às 07:44

Fenômeno mais novo das eleições deste ano, que o jornal Folha de S.Paulo tratou sem importância quando publicou primeiro estudo eleitoral de seu instituto de pesquisa, o Datafolha, após o prazo aos políticos para o troca-troca de partidos, o impresso comenta hoje, 15 dias depois em um de seus editoriais.

Trata-se do aparecimento do nome do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, recentemente filiado ao PSB e com potencial chance de chegar à Presidência da República.

Quando divulgou essa pesquisa, o jornal paulista deu o seguinte título para a sua manchete do dia 15 de abril: “Preso, Lula perde votos; sem ele, Marina sobe e alcança Bolsonaro”.

A abordagem escolhida, porém, ignorava aquilo que era mais evidente da pesquisa, embora se considerasse que o contexto e a intenção da sondagem fossem o de identificar o comportamento do eleitor brasileiro após a prisão de Lula.

O resultado, no entanto, apenas mostrou o que já se conhecia.

A novidade que saltava aos olhos, naquela pesquisa, chamava-se Joaquim Barbosa. Sem nunca ter disputado uma eleição, sem nunca ter tido filiação partidária e sem nunca ter dito que era candidato a alguma coisa, ele aparecia entre os quatro primeiros ao Planalto, oscilando entre 8% e 10% das intenções de voto, segundo o Datafolha.

 

Efeito retardado

Na edição desta quarta-feira, dia 25, o impresso escreve em seu editorial 2 o texto intitulado “A incógnita Barbosa”, no qual cria dúvida sobre sua candidatura, mas dedica dois parágrafos para falar do potencial do pré-candidato do PSB:

“O potencial de Barbosa ficou evidente na pesquisa feita pelo Datafolha neste abril. Sem nunca ter disputado uma eleição, surgiu empatado com políticos experientes como Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), oscilando entre 9% e 10% das preferências.

Análises preliminares sugerem que, a esta altura, seu apelo é maior entre eleitores de mais idade e educação superior —e reduzido nos segmentos populares”.

No dia 15, quando da divulgação do resultado dessa pesquisa na Folha, o BNC Amazonas publicou:

Joaquim Barbosa já está na frente de Alckmin e Ciro Gomes, diz Datafolha

Foto: Nelson Jr./SCO/STF – 10/07/2014