Fernandes Jr. comanda comissão de votação paralela do TRE-AM

Publicado em: 16/08/2018 às 14:07 | Atualizado em: 16/08/2018 às 14:07
O juiz José Fernandes Júnior foi o escolhido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para comandar a Comissão de Votação Paralela, que tem a missão de validar os procedimentos eleitorais no pleito deste ano.
A comissão, instalada nesta quinta-feira, dia 16, atua com cédulas e urnas eletrônicas, da mesma forma que o pleito oficial. Na votação paralela, que ocorrerá nos dois turnos da eleição, em 7 e 28 de outubro, na capital e no interior, os votos assinalados na cédula, e depois depositados em urna de lona, também são digitados nas urnas eletrônicas.
Fernandes Jr. explicou que os dois processos de votação são filmados e acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos para, ao final da apuração, os resultados das duas urnas, oficial e paralela, serem confrontados.
O objetivo é comprovar, pela votação idêntica nos dois processos, o correto funcionamento da urna eletrônica.
Neste ano, além do sorteio das seções eleitorais para auditoria em ambiente controlado – votação paralela – também serão sorteadas seções eleitorais para verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, verificadas in loco, às 7h, ou seja, antes da impressão da zerésima e do início da votação.
A comissão do voto paralelo
Além do presidente, integram a comissão os servidores Marissie de Oliveira Nina, Márcia Cristina de Oliveira Negreiros, Guilherme de Brito Carneiro, Cássia Maria das Chagas Mercklein, Éric Sales da Silva e Marilza Moreira da Silva.
Leia mais
De olho no conteúdo nas redes, TRE-AM se ajusta com WhatsApp
Foto: Divulgação/TRE-AM