Dia 31, 13h30. Sessão extraordinária do TSE pode decidir sorte de Lula

TSE

Publicado em: 29/08/2018 às 20:01 | Atualizado em: 29/08/2018 às 20:01

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou uma sessão extraordinária para esta sexta, dia 31, que pode julgar a participação do candidato do PT à Presidência da República, Lula da Silva, no horário eleitoral gratuito.

Preso desde abril por condenação em segunda instância da Justiça, na operação Lava Jato, Lula pediu registro para disputar as eleições, mas a candidatura foi contestada porque à luz da Lei da Ficha Limpa.

Hoje, dia 29, o partido Novo, do presidenciável João Amoêdo, reiterou pedido para que o ministro Luís Roberto Barroso vete a participação de Lula no horário eleitoral gratuito, que começa exatamente no dia 31. No caso dos presidenciáveis, o primeiro programa é no dia seguinte.

O prazo para a defesa de Lula se manifestar termina nesta quinta, às 23h59.

Estratégia do TSE via ministros do STF

A decisão de levar o caso de Lula a julgamento foi articulada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que compõem o TSE: Rosa Weber (presidente), Luís Roberto Barroso (vice), e o relator do pedido de registro de candidatura, Edson Fachin.

Ministros têm dito que o princípio da atuação da Justiça eleitoral não é discutir se a condenação de Lula na Lava Jato foi justa ou não, mas sim, garantir que as regras da eleição sejam seguidas.

Leia mais no Notícias ao Minuto.

 

Leia mais

TSE nega, por 6 a 1, pedido para obrigar cobertura de Lula na TV

 

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil