Corte do TRE-AM repudia Movimento de Combate Ă  CorrupĂ§Ă£o

PT coligaĂ§Ă£o

Publicado em: 21/09/2018 Ă s 21:47 | Atualizado em: 21/09/2018 Ă s 21:47

Da RedaĂ§Ă£o

 

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) publicou nota nesta sexta-feira, dia 21, com repĂºdio ao Movimento de Combate Ă  CorrupĂ§Ă£o Eleitoral por ter publicado um texto esta semana criticando o que chamou de “falta de rigor da Justiça Eleitoral amazonense na aplicaĂ§Ă£o da Lei da Ficha Limpa”.

O foco da crĂ­tica foi a anĂ¡lise de registros de candidaturas para o pleito deste ano.

Sobre isso, os magistrados rechaçam o movimento, dizendo:

“Os julgamentos desta corte estadual nĂ£o sĂ£o pautados pelo excesso ou por falta de rigor, mas apenas pela interpretaĂ§Ă£o dos princĂ­pios constitucionais, da legislaĂ§Ă£o eleitoral, bem como da leitura do caso concreto”.

Os integrantes da Corte Eleitoral dizem tambĂ©m na nota que “as insatisfações” sĂ£o naturais da democracia, mas que repudia o “inconformismo” que reage com condutas que “tisnam a retidĂ£o das instituições” e “rompem com o respeito”.

“As insatisfações relacionadas a eventuais posições tomadas por esta corte eleitoral estadual sĂ£o naturais e fazem parte do processo democrĂ¡tico de construĂ§Ă£o das decisões, cabendo Ă queles que delas discordem o manejo dos instrumentos processuais previstos em lei. NĂ£o se repudia, portanto, a divergĂªncia, mas a forma como se reage diante do inconformismo, mediante condutas que tisnam a retidĂ£o das instituições e rompem com o respeito que deve ser preservado dentro de uma sociedade que deseja ser livre e, ao mesmo tempo, responsĂ¡vel”.

Os integrantes da Corte do TRE-AM finalizam a nota, repudiando notas e manifestações que dizem se distanciar da liberdade de expressĂ£o.

AlĂ©m da nota, os membros do TRE-AM tambĂ©m estĂ£o fazendo circular um ofĂ­cio no qual a AssociaĂ§Ă£o de Magistrados Brasileiros (AMB) enviou ao Movimento de Combate Ă  CorrupĂ§Ă£o Eleitoral.

O documento diz que a entidade nĂ£o subscreve a nota do movimento contra a Justiça Eleitoral do Amazonas, “pois em momento algum manifestou concordĂ¢ncia com os seus termos”.

“Em face disso, considerando que a inserĂ§Ă£o do nome da entidade na nota pĂºblica nĂ£o foi autorizada pelo seu Presidente, Ăºnico legĂ­timo a falar pela AssociaĂ§Ă£o requer a imediata retificaĂ§Ă£o da nota: com a exclusĂ£o de qualquer referĂªncia Ă  AssociaĂ§Ă£o de Magistrados Brasileiros (AMB)”, diz um trecho do oficio.

A nota da AMB finaliza com uma ameaça ao Movimento de Combate Ă  CorrupĂ§Ă£o, dizendo:

“É condiĂ§Ă£o de permanĂªncia da AssociaĂ§Ă£o de Magistrados Brasileiros no Movimento de Combate Ă  CorrupĂ§Ă£o que toda e qualquer nota ou manifestaĂ§Ă£o pĂºblica a ser emitida pelo movimento seja previamente submetida Ă  aprovaĂ§Ă£o da AMB, somente estando autorizada a inserĂ§Ă£o do seu nome ou logomarca no caso de anuĂªncia expressa por parte de seu presidente”.

Leia abaixo os documentos:

Nota oficial do TRE-AM

Nota oficial da AMB

 

Foto: BNC AMAZONAS