Minuto a minuto do BNC Sabatina com Berg da UGT, do PSOL

Publicado em: 13/08/2018 às 16:51 | Atualizado em: 13/08/2018 às 17:42
O candidato do PSOL ao Governo do Amazonas, Berg da UGT, é o primeiro entrevistado do projeto BNC Sabatina, do site BNC Amazonas, a partir das 16h desta segunda, dia 13. A rodada de entrevistas vai até sexta, dia 17, com um candidato por dia.
Berg vai expor ideias e planos de governo da sua candidatura puro-sangue do partido, que tem a professora Ilzanete Campos como vice.
Acompanhe os principais pontos da sabatina, minuto a minuto:
- 17h39 a 17h42
Considerações finais – nosso partido é o único que não está na Lava Jato. Estou a quatro mandatos no sindicato dos bancários, e sem nenhum processo. Oportunidade para um trabalhador honesto chegue ao governo. Pela educação nós vamos combater os outros males. O que nos trouxe ao pleito foi esse roda-roda da política, e que sempre cai no mesmo lugar.
- 17h35
Proposta para saúde da mulher (pergunta de internauta) – ampliar o atendimento para mais perto da mulher, com a construção de mais três hospitais em Manaus e em Itacoatiara. Revigorar a Santa Casa de Misericórdia com um laboratório central.
- 17h34
O que acha do Basa não ter sede no Amazonas (pergunta de internauta) – temos 7 agências no estado, três só em Manaus. A sede é em Belém.
- 17h33
Sobre Fundeb – o governo não tem feito a parte dele na contrapartida, e não pode ser desviado. Valorizar o professor é o mínimo que podemos fazer.
- 17h31
Socialismo – pregamos e praticamos. Enquanto cidadão, sobre aborto penso que é muito complexo, não tenho o poder de sentir essa dor. Ouvir mais as mulheres. Sobre Lula, está sendo discutida pelo judiciário. Não podemos ajudá-lo ou prejudicá-lo. Vamos administrar para todos, independentemente de quem quer que seja.
- 17h29
Transparência – o que temos bem definido é que tem de colocar as pessoas técnicas nos cargos para não ficar dependendo de influência política. Melhorar o portal da transparência do governo.
- 17h24
Médico no interior – projeto é lotar médico no município e criar um mecanismo que com o tempo ele possa voltar à capital.
INTERVALO
- 17h17
Recursos para a campanha – nossos recursos são mais escassos e estamos usando mídias sociais para fazer a diferença. Estimativa de gastos é de R$ 104 mil. Não fazemos fazer compra de voto, e o recurso é só para a campanha.
- 17h15
Tráfico de droga – duas situações: quem faz segurança na fronteira é Exército e Polícia Federal e a fragilidade da vigilância permite a entrada de droga. O estado tem de reforçar esse combate com melhores condições de armamento.
- 17h12
Segurança pública – defesa de implantação das unidades de polícia pacificadora (UPP). Não discorda do modelo carioca, e a ideia para o Amazonas é o princípio da ideia que foi concebida para o Rio de Janeiro. Valorização da inteligência para uma segurança pro-ativa, com unidade próxima da comunidade.
- 17h10
Alternância de poder – os cinco mandatos pretendidos pelo atual governador. O próprio candidato está há 16 anos à frente do sindicato dos bancários, com alto índice de aprovação, segundo ele.
- 17h08
Incentivo à cultura – plano de governo vai ser aperfeiçoado para contemplar incentivo ao artista da terra.
- 17h04
Incentivo à FAF e ao futebol profissional – revitalizar o esporte pensando em criar lazer para o amazonense. Vamos tratar com os presidentes dos clubes em primeiro lugar.
INTERVALO
- 16h50 a 17h01
Titular da Sepror – valorização do técnico, não importa o partido. O governo abandonou as vicinais nos municípios e é impossível o escoamento da produção. Não há assistência técnica ao produtor.
Política habitacional – habitação é um dos gargalos, com muitos sem habitação. Há prédios que precisam ser viabilizados para fins de moradia.
Terceirização – terceirizados custam caro, e as empresas não repassam o pagamento dos colaboradores. O caminho é o concurso público. Há atrasos de até cinco meses, e isso é desumano.
- 16h45 a 16h49
Trabalho – incentivar o microempresário como maior gerador de emprego.
Interior do estado – incentivar a agricultura para que produzam e não tenham de se deslocar para a capital.
Perfil sindicalista – problemas de greve na segurança e saúde por salários no atual governo. Garantia de direitos do servidor com reajustes anuais, prevenindo ocorrência de greves.
Desoneração da folha – enxugamento, com revisão de secretarias.
Foto: BNC Amazonas