A uma semana do prazo, TRE ainda tem 300 registros para julgar

PT coligação

Publicado em: 11/09/2018 às 03:54 | Atualizado em: 11/09/2018 às 03:54

Por Rosiene Carvalho, Da Redação

 

A uma semana do final do prazo para julgamento dos pedidos de registros de candidaturas, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) tem cerca de 300 processos dessa natureza para analisar.

De acordo com dados da Seção Judiciária do TRE-AM, foram apresentados este aproximadamente 850 pedidos de registro. Dentre os pendentes, a maioria é de registros de deputados estaduais e federais.

Dos sete candidatos ao Governo do Amazonas, apenas a candidata Lúcia Antony (PCdoB) ainda aguarda julgamento dos registros.

Dos oito candidatos ao Senado, apenas Vanessa Grazziotin (PCdoB) e  Hissa Abrahão (PDT) estão com status de “aguardando julgamento” no site Divulgacand.

Segundo informações da Seção Judiciária do TRE-AM, dissidência  em chapas proporcionais nas chapas “O povo feliz de novo” do PCdoB e “Voto no Amazonas” dos partidos aliados do governador Amazonino Mendes (PDT).

Segundo a seção judiciária, enquanto o Demostrativo de Atos Partidários (Drap) dessas chapas não forem aprovados os registros de candidaturas ligados a eles ficarão pendentes de julgamento.

A expectativa do TRE-AM é que a maioria das questões pendentes de julgamento estejam solucionadas até o final do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O dia 17 de setembro é o último dia para substituir candidatos a tempo de mudança de nomes nas nas urnas. Depois disso, a coligação poderá até substituir o nome, mas nas urnas constará nome e foto do candidato que pediu.

Os registros têm sido julgados monocraticamente pelos relatores, o que ajuda a agilizar as decisões. Ainda segundo a Seção Judiciária, a maioria dos processos de pedido de registros estão tecnicamente concluídos aguardando apenas a análise dos juízes.

Foto: TRE-AM/Divulgação