Saiba o que é permitido até véspera das eleições
É proibido o derrame ou a anuĂªncia com o derrame de material no local de votaĂ§Ă£o, ou nas vias prĂ³ximas.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 05/10/2024 Ă s 07:51 | Atualizado em: 05/10/2024 Ă s 09:59
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por meio de uma cartilha, divulgou o que Ă© permitido fazer atĂ© a vĂ©spera das eleições municipais, amanhĂ£ (6) e no dia 27 de outubro.
Dessa forma, as orientações sĂ£o para partidos, federações, coligações, cabos eleitorais e simpatizantes.
É permitido: distribuiĂ§Ă£o de material grĂ¡ficos (santinhos), carreatas, caminhadas, passeatas, acompanhadas ou nĂ£o de carro de som ou minitrio que transmitem pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. Isso desde que os microfones nĂ£o sejam usados para transformar o ato em comĂcio.
Por outro lado, fica proibido o derrame ou a anuĂªncia com o derrame de material no local de votaĂ§Ă£o, ou nas vias prĂ³ximas, ainda que realizada na vĂ©spera das eleições.
Como resultado, configura propaganda irregular, sujeitando-se o infrator a multa.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a responsabilidade do candidato pelo derrame de propaganda irregular nĂ£o depende prĂ©via notificaĂ§Ă£o.
Ou seja, basta a existĂªncia de circunstĂ¢ncias que revelem a impossibilidade de o beneficiĂ¡rio nĂ£o ter tido conhecimento da propaganda.
Portanto, conforme a cartilha do TRE, na hipĂ³tese de derrame de material de propaganda no local de votaĂ§Ă£o realizado na vĂ©spera ou no dia da eleiĂ§Ă£o, a representaĂ§Ă£o por propaganda eleitoral irregular poderĂ¡ ser ajuizada atĂ© 48 horas apĂ³s a data do pleito.
Leia a cartilha completa, acessando aqui, via QRCODE:
Leia mais
Candidatos porquinhos começam a sujar a cidade de Manaus
TRE-AM lança cartilha sobre fiscalizaĂ§Ă£o da propaganda na eleiĂ§Ă£o
Foto: Tomaz Silva/AgĂªencia Brasil