PT espera sinal de David Almeida para apoio no segundo turno

Valdemir Santana (foto) diz que o partido tende a apoiar o prefeito David Almeida, que, por sua vez, quer distanciar-se do partido

Valdemir Santana - prefeito

Antônio Paulo, do BNC Amazonas

Publicado em: 10/10/2024 às 01:17 | Atualizado em: 10/10/2024 às 10:43

O diretório municipal do PT vai se reunir na tarde desta quinta-feira (10), em Manaus, para tomar a seguinte decisão: se apoia ou não o prefeito David Almeida (Avante) no segundo turno das eleições.

Informações dão conta de que o PT de Manaus, especialmente o grupo ligado ao presidente do diretório, Valdemir Santana, tende a querer apoiar o prefeito David Almeida.

No entanto, esse grupo espera um sinal, uma ligação, um contato que seja de Almeida. Mas, até agora, esse pedido de apoio não veio.

Isso porque, no dizer do ex-deputado federal Hissa Abrahão, – que já foi do PDT, um dos partidos do arco de aliança de esquerda – o prefeito, que busca a reeleição, está escondendo seus aliados.

Em sua rede social, Hissa criticou David Almeida por não citar, por exemplo, os caciques Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) como seus aliados nessas eleições. Assim como do presidente da República, Lula da Silva.

O ex-parlamentar amazonense lembrou ainda que o prefeito foi do PSB, partido de esquerda.

“Você esconde os seus aliados, tem vergonha de quem te apoia, como os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga. Você é aliado do governo Lula e vem dizer que é mais de direita que o candidato Alberto Neto. Essas pessoas, que te apoiam e você esconde, estão guardando isso”, declarou Abrahão.

Porém, há um motivo para David Almeida esconder os aliados como Braga, Omar, Lula e até Marcelo Ramos. Todos eles têm alta rejeição entre o eleitoral de Manaus.

Em reflexão

Questionado sobre o apoio no segundo turno, entre David Almeida e o bolsonarista Alberto Neto (PL), o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), quinto colocado nas eleições, comentou:

“Ainda estou refletindo. O segundo turno começou muito mal, com os dois candidatos disputando quem é mais de direita, quem é mais Bolsonaro. A população espera deles soluções para o problema das filas nas UBSs que fecham as 17h, do médico da família que não visita mais a casa das pessoas, do transporte coletivo lento e desconfortável, das crianças que abandonam a escola, da falta de creches, dos assaltos a ônibus. A eleição não é para resolver os problemas deles. É pra resolver os problemas das vidas as pessoas, disse Marcelo Ramos.

Desempenho eleitoral

De outro modo, na reunião desta quinta-feira, a cúpula petista deverá fazer uma avaliação e prestação de contas da participação da federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-Rede) no primeiro turno das eleições.

Tal avaliação estará focada especialmente no baixo desempenho do candidato a prefeito, pela federação, Marcelo Ramos (PT).

No dia 6 de outubro, Ramos obteve somente 66.528 votos ou 6,03% dos votos válidos.

Logo, o candidato da esquerda não conseguiu repetir a votação do PT e aliados nas eleições de 2022.

Naquela eleição, embora tenha perdido a eleição para Bolsonaro, em Manaus, o candidato Lula obteve 37,02% dos votos (430.526), enquanto o adversário do PL ficou com 53,55% dos votos (622.846).

Bancada na Câmara

Além disso, a direção do PT e a federação Brasil da Esperança vai avaliar a nova composição da Câmara Municipal de Manaus. Assim como a bancada dos partidos de esquerda e centro-esquerda.

Na atual legislatura, são cinco vereadores, sendo: 1 do PT, 1 do PV e 3 do PSB.

No entanto, a nova composição da CMM, a partir de 2025, terá apenas 3 vereadores, ditos da esquerda: José Ricardo (PT), Jaildo Oliveira (PV) e Marcelo Serafim (PSB).