Presidente do TSE anuncia medidas para combater violĂªncia polĂ­tica

Ministra do TSE tambĂ©m reforçou a necessidade de responsabilizaĂ§Ă£o de partidos polĂ­ticos por episĂ³dios de violĂªncia durante disputa

Publicado em: 29/09/2024 Ă s 19:32 | Atualizado em: 30/09/2024 Ă s 11:16

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra CĂ¡rmen LĂºcia, reforçou neste domingo (29) a necessidade de responsabilizaĂ§Ă£o dos partidos polĂ­ticos em casos de violĂªncia na disputa eleitoral, e anunciou a criaĂ§Ă£o de um observatĂ³rio com foco no combate desse tipo de crime.

A ministra afirmou que estĂ¡ finalizando uma portaria neste domingo e espera que atĂ© esta segunda-feira (30) consiga converter o NĂºcleo de Garantia do Direito dos Eleitores do tribunal nesse observatĂ³rio permanente contra a violĂªncia polĂ­tica.

“Que seja uma fonte constante — portanto, nĂ£o vai parar nesse perĂ­odo eleitoral — que seja aquela que averigua, relata, estabelece as bases para uma atuaĂ§Ă£o mais efetiva, mais eficiente nesses casos”, adiantou a ministra.

“Neste observatĂ³rio terĂ¡ um nĂºcleo que vai fazer proposições para o aperfeiçoamento legislativo, inclusive das formas de atuaĂ§Ă£o de prevenĂ§Ă£o, e, mais um, para que a gente tenha a celeridade nos inquĂ©rito e nos julgamentos desse tipo de crime”, completou CĂ¡rmen LĂºcia.

Sobre a responsabilizaĂ§Ă£o dos partidos polĂ­ticos, a ministra afirmou que nĂ£o se pode ficar apenas na expectativa. “É preciso que isso fique claro em normas jurĂ­dicas nas quais se estabeleçam quais sĂ£o os critĂ©rios de responsabilidade dos partidos, que sĂ£o os autores das indicações”, pontuou.

Leia mais no G1

Leia mais

Eleições: candidatos sĂ³ podem ser presos em flagrante, alerta TSE

Foto: ReproduĂ§Ă£o