Manifesto petista apela Ă  polarizaĂ§Ă£o com a direita em Manaus

Doumento indica a candidatura do ex-deputado José Ricardo para enfrentar a "direita agressiva" nas disputa pela Prefeitura de Manaus

DecisĂ£o do PT Ă© ‘retrocesso’, critica vereador petista

Neuton CorrĂªa, do BNC Amazonas

Publicado em: 01/02/2024 Ă s 07:07 | Atualizado em: 01/02/2024 Ă s 07:07

Manifesto protocolizado neste dia 31 de janeiro no dirĂ³rio do PT-Manaus faz um apelo para que o partido e a esquerda tenham candidatura prĂ³pria em 2024, na capital.

O documento defende tambĂ©m que este candidato reĂºna condições polĂ­ticas e eleitorais de enfrentar a direita na disputa pela Prefeitura de Manaus.

Nesse caso, o manifesto indica o nome do ex-deputado federal JosĂ© Ricardo para encabeçar a chapa majoritĂ¡ria, “apesar de outros nomes jĂ¡ postos pelo PT e outros partidos de esquerda”.

“Vemos o nome do companheiro ZĂ© Ricardo, nosso candidato nas Ăºltimas duas disputas municipais, como o melhor nome para encabeçar a chapa majoritĂ¡ria da federaĂ§Ă£o”, defende o manifesto.

ZĂ© Ricardo disputou as duas Ăºltimas eleições municipais. Em 2016, ele ficou em quarto lugar, com 10,9% dos votos e, em 2020, na terceira posiĂ§Ă£o, com 14,2%.

No entando, ao pleito que se avizinha, o apetite do ex-deputado estĂ¡ mais para candidato a vereador do que a de prefeito.

PolarizaĂ§Ă£o

Sobre essa candidatura, o maniesto argumenta a necessidade de enfrentamento Ă  extrema direita.

“SĂ³ com uma candidatura prĂ³pria da nossa federaĂ§Ă£o, Brasil da Esperança, Ă  Prefeitura de Manaus, Ă© que poderemos fazer a disputa ideolĂ³gica com a extrema direita”, dizem os petistas.

Eles tambĂ©m fundamentam a candidatura prĂ³pria como uso da campanha para a defesa dos projetos e realizações do governo Lula.

Direita agressiva

Sobre isso, o manifesto chama a direta do Amazonas como agressiva.

“Nossos agressivos adversĂ¡rios nunca falarĂ£o das conquistas dos nossos governos. Ao contrĂ¡rio, ignoram e as desmentem com fake news”.

Vereadores inexpressivos

O manifesto indica ainda que a candidatura prĂ³pria da esquerda poderĂ¡ fortalecer sua chapa de vereradores. E cutuca.

“Hoje hĂ¡ uma maioria de vereadores inexpressivos, tanto no conteĂºdo, como na missĂ£o institucional de fiscalizar o Poder Executivo”.

Nanifestantes

O maniesto possui 99 assinaturas. Entre essas, estĂ£o os nomes de dirigentes e ex-dirigentes do PT-AM e PT-Manaus.

Por exemplo, quem o encabeça Ă© o ex-presidente do PT-AM, ex-senador JoĂ£o Pedro.

Mas o documento nĂ£o tem as assinaturas do atual presidente regional do partido, SinĂ©sio Campos. Da mesma forma, nĂ£o consta a assinatura do presidente do PT da capital, Valdemir Santana.

Leia o manifesto, na Ă­ntegra

MANIFESTO PELA CANDIDATURA PRĂ“PRIA Ă€ PREFEITURA DE MANAUS DA FEDERAĂ‡ĂƒO BRASIL DA ESPERANÇA

Manaus Ă© uma das capitais brasileiras onde a força da extrema direita Ă© latente. Isso foi demonstrado no resultado das eleições de 2022, quando nosso adversĂ¡rio teve mais de sessenta por cento dos votos e seu candidato ao senado, um neĂ³fito na polĂ­tica, mais de cinquenta por cento dos sufrĂ¡gios na capital amazonense.

É um cenĂ¡rio desafiador que deve ser enfrentado. A esquerda nĂ£o reverterĂ¡ esse quadro se enterrar a cabeça na areia da apatia e do adesismo pragmĂ¡tico. Como diz o presidente Lula, Ă© preciso teimar na polĂ­tica.

SĂ³ com uma candidatura prĂ³pria da nossa federaĂ§Ă£o, Brasil da Esperança, Ă 

Prefeitura de Manaus, Ă© que poderemos fazer a disputa ideolĂ³gica com a extrema direita, alĂ©m de defendermos o nosso legado e o nosso governo em Manaus.

Realizações de governo

JĂ¡ fizemos muito pela capital e pelo Amazonas, como a prorrogaĂ§Ă£o dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus por mais de cinquenta anos, a construĂ§Ă£o de cerca de duas mil e quinhentas casas e apartamentos pelo Programa Minha Casa Minha Vida em Manaus, alĂ©m de tirar o interior da Idade MĂ©dia, levando energia elĂ©trica aos rincões do nosso estado, com o Programa Luz Para Todos.

O governo do presidente Lula continua implementando polĂ­ticas pĂºblicas que chegam a vida das famĂ­lias manauaras. A Reforma TributĂ¡ria assegura a manutenĂ§Ă£o dos incentivos fiscais do Polo Industrial de Manaus, garantindo segurança jurĂ­dica ao nosso principal modelo econĂ´mico e aos mais de 120 mil empregos, que gera diretamente. 

O Programa Bolsa FamĂ­lia beneficia mais de 256,88 mil famĂ­lias no municĂ­pio, com benefĂ­cio mĂ©dio de R$ 711,29 por famĂ­lia. SerĂ£o construĂ­das mais de 4 mil soluções de moradia na nova fase do Programa Minha Casa Minha Vida em Manaus.

Nossos agressivos adversĂ¡rios nunca falarĂ£o das conquistas dos nossos governos, ao contrĂ¡rio, ignoram e as desmentem com fake news.

Ter palanque prĂ³prio da nossa federaĂ§Ă£o, alĂ©m de nos dar voz, fortalecerĂ¡ a nossa chapa de vereadores. Precisamos ampliar nossa bancada na CĂ¢mara Municipal de Manaus. 

Chapa Ă  CMM

Hoje hĂ¡ uma maioria de vereadores inexpressivos, tanto no conteĂºdo, como na missĂ£o institucional de fiscalizar o Poder Executivo.

Entendemos ainda, que temos que ir para essa disputa com o nome que terĂ¡ as melhores condições polĂ­ticas e eleitorais. 

Assim, apesar de termos outros importantes nomes jĂ¡ postos pelo PT e pelos outros partidos de esquerda de Manaus, vemos o nome do companheiro ZĂ© Ricardo, nosso candidato nas Ăºltimas duas disputas municipais, como o melhor nome para encabeçar a chapa majoritĂ¡ria da federaĂ§Ă£o.

Retrocpecto

Em 2016, em sua primeira disputa, ZĂ© Ricardo teve 113.939 (10,99%) dos votos para prefeito, ficando na quarta posiĂ§Ă£o.  JĂ¡ em 2020 teve 139.846 (14,28%), subindo para a terceira posiĂ§Ă£o na disputa pela prefeitura. Cabe ressaltar que ele jĂ¡ aparece nas pesquisas com sete por cento (7%) das intenções de votos para prefeito, mesmo nĂ£o tendo se manifestado como prĂ©-candidato a prefeito de Manaus.

Vemos agora uma chance real dessa candidatura ir ao segundo turno e fazer a disputa da cadeira de prefeito pela esquerda. 

Jogar essa oportunidade fora Ă© um grave erro polĂ­tico e eleitoral para nosso campo polĂ­tico.

A ousadia e a coragem sempre foram marcas do PT e da esquerda no Brasil, um país ainda marcado por condutas excludentes e escravocratas. 

Precisamos seguir ousando na defesa da democracia, do estado de direito, das pautas sociais e do governo do presidente Lula, que vem soerguendo o Brasil e o seu povo a caminho de dias melhores.

Vamos à luta. 

Candidatura prĂ³pria Ă  prefeitura de Manaus jĂ¡!

Manaus, 29 de janeiro de 2024.

Assinaturas

JoĂ£o Pedro Gonçalves da Costa

Maria do Socorro Marques Feitoza

Antonio Jadir Augusto de Souza

Renata Lima da Silva

JosĂ© Otoni Raposo DiĂ³genes

Eliete Negreiros Perroni

Amarildo Marinho Pereira

Iranilce Oliveira Mendonça

Omar da Silva Oliveira

Eranilde Silva Mota

Jamisson da Silva Maia

Janaina Carvalho da Silva Maia

Miguel Oliveira Filho

Luiz Carlos Perrone Negreiros

Ademar Costa Amazonas

Jamile Silva da Silva

Maria do RosĂ¡rio de Souza Mendonça

Maria de FĂ¡tima Costa do Nascimento

Luiz Matheus Barreto Farias

JoĂ£o Macena da Silva

Hezio Ramos Pontes

Manoel Neto

Marcos Augusto de Souza

José Jaime Almeida de Sousa

MarĂ­lia Raposo DiĂ³genes

Marialva dos Santos Marques

Marilene CorrĂªa da Silva Freitas

Lincoln Varela da Silva

JosĂ© ClĂ¡udio Ramos Pontes

Fabiano Monteiro Brasil

José Augusto Cardoso de Lima

RisĂ¡lia Maria Cavalcante UchĂ´a

Shirley Anny Abreu do Nascimento

Antonio Santiago Carneiro

Ângela G. S. Silva

NayanaquĂª da Silva Oliveira

Aline G. da Silva Naylor

Paula Caroline S. Silva

Elloise Barbosa

ElisĂ¢ngela Ribeiro

Ana Caroline da Costa Carbajal

Jorge Chaves de Souza

Fabiana de Melo Pereira

Carla da Silva Carvalho

Anne Cavalcante

Célio Alberto Cruz de Oliveira

Amilcar Soutelo da Silva

Eudimar José Bandeira de Oliveira

Iran Vieira de Sousa

Jackson LuĂ­s dos Santos Moreira

Simone Moraes Lisboa

Jonas Tavares da Silva – Central de Movimentos Populares

Kivia Mirrana de Souza Pereira – Vice-presidente do PT/Amazonas

Maria Aparecida Rodrigues Carioca

Tariano Rodrigues Carioca

Maria Margareth Rodrigues Carioca

Raquel Porfirio Carioca

Marta Valéria de Andrade Cunha Sponton

LucĂ­lia de FĂ¡tima Santana Jardim

lasmin Jardim Farias

Nailson Santos Campos;

Mazonila Nery da Silva

SebastiĂ£o Paulino da Silva

André Afonso Matos

Milton Sérgio Costa Soares

Alexandro da Silva Soares

Maria Luiza da Silva Soares

Milton SĂ©rgio Costa Soares JĂºnior

MĂ¡rcia Karoline da Silva Soares

Luiz Felipe da Silva Soares

JosĂ© da Silva JĂºnior

SebastiĂ£o Pereira da Silva

Maria Mirlandy da Silva AragĂ£o

MĂ¡rcio Roberto Paiva Soares;

Percilia de AraĂºjo Marinho

Francis Dione de AraĂºjo Marinho

Francileba de AraĂºjo Marinho

Alessandro de AraĂºjo Marinho;

Amanda de AraĂºjo Marinho;

Hermogenes Pereira Soares Filho;

Sandra Maria Laranjeira da Silva

José Raimundo Sousa de Farias

Thalita Rafaela da Silva AragĂ£o

Hallison Rafael da Silva AragĂ£o

Raimundo Bentes Machado

Maria Luiza Guedes Machado

Francis Miste AraĂºjo Marinho

Altair da Silva AragĂ£o

Luiz Jorge Garci de Sena

Edmilson Lima

Rozana Dolzanes da Silva

Igor Albuquerque Gonçalves

Omar da Silva Oliveira Junior

Soraya Santiago Oliveira

Tassiana da Silva Mota Pessoa

Raimundo Nonato Costa dos Santos

André de Oliveira Leite

Cleuton Oliveira Mendonça

FlĂ¡vio Goncalves Ramos da Silva

Foto: BNC AMAZOZONAS