Gilberto Vasconcelos é nome do PSTU a prefeito de Manaus
Pré-candidato tem perfil classista e radical, com projeto socialista para a cidade, enfrentando os interesses dos ricos e poderosos, diz partido.

Publicado em: 04/06/2024 às 17:21 | Atualizado em: 05/06/2024 às 07:18
O diretório municipal do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) decidiu nesta segunda-feira (3/6) lançar a pré-candidatura de Gilberto Vasconcelos a prefeito de Manaus.
Conforme o partido, a decisão foi a de apresentar um candidato de perfil classista e radical, com projeto socialista para a cidade, enfrentando os interesses dos ricos e poderosos.
“O que temos em Manaus é um imenso abismo de desigualdade social, onde uma ínfima minoria usufrui de quase toda a totalidade do que é produzido aqui”, disse Vasconcelos.
O pré-candidato afirmou que o desafio é apontar saídas concretas aos problemas mais sentidos pela população.
“É uma imensa contradição que na quinta cidade mais rica do país o desemprego, a miséria e a violência cresçam a cada ano. No ranking das capitais com maior número de desempregados, Manaus ocupa o terceiro lugar, mais de 40% da população metropolitana de Manaus é pobre, a maior do país, segundo o 9º Boletim Desigualdade nas Metrópoles, Manaus tem o 12º pior indicador de saneamento básico entre as 100 maiores cidades do Brasil, Manaus é a capital mais violenta do país e a 27ª cidade do mundo, segundo levantamento da ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal referente ao ano de 2023”.
Leia mais
No meio da floresta, uma cidade e suas contradições
De acordo com o pré-candidato, sua posição é de oposição de esquerda, socialista e revolucionária a todos os governos.
“Nosso compromisso é com os trabalhadores. Não temos relação nenhuma com nenhum governo de nenhuma das três esferas – municipal, estadual e federal. Somos oposição de esquerda a todos eles”.
Leia mais
Quem é
Gilberto Vasconcelos da Silva é professor da rede municipal e tem 57 anos. Formado em letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi candidato a vice-governador em 2014, com Hebert Amazonas.
Disputou uma vaga para vereador em 2016, e em 2020 concorreu à prefeitura.
Atualmente, preside o diretório estadual do partido. É também é membro da Central Sindical e Popular – Conlutas do Amazonas.
Foto: PSTU/divulgação