Quatro ex-governadores e dois ex-vices do AM miram às Eleições 2022

Os seis políticos são apontados como tradicionais, principalmente, por terem exercido outros cargos pelo estado

Governo do Amazonas decreta ponto facultativo na segunda-feira (11)

Gabriel Ferreira, Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 30/04/2022 às 08:00 | Atualizado em: 29/04/2022 às 21:44

Em período de lançamentos de pré-candidaturas às Eleições 2022, o Amazonas já conta com quatro ex-governadores e dois ex-vices no páreo.

Os seis políticos são apontados como tradicionais, principalmente, por terem exercido outros cargos pelo estado.

Amazonino Mendes (Cidadania), Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD), José Melo (Pros), Henrique Oliveira (Podemos) e Bosco Saraiva (Solidariedade) já estiveram à frente do executivo estadual e colocam seus nomes à disposição do eleitorado amazonense para o pleito deste ano.

Amazonino Mendes

Mais experiente de todos, com mais de 40 anos de trajetória política, Amazonino Mendes foi prefeito de Manaus por três mandatos e senador.

Pré-candidato ao governo do Amazonas pelo Cidadania, neste ano Mendes deseja voltar a ocupar o cargo de chefe do executivo estadual.

Acostumado a fazer revezamento de cargo entre a prefeitura de Manaus e o governo, Amazonino Mendes foi derrotado justamente aos postos que mais ocupou durante a sua vida pública: em 2018, perdeu para o jornalista e apresentador de TV, Wilson Lima, que era estreante na política e hoje é o atual governador do Amazonas. E no último pleito, de 2020, foi derrotado por David Almeida (Avante), que hoje forma aliança com Lima, seguindo juntos nas Eleições 2022.

Em sua pré-campanha ao governo do Amazonas, Amazonino Mendes tem sido bastante ativo nas redes sociais, principalmente, disparando ataques ao atual governo, como demonstração de não ter engolido a derrota em 2018.

Fora das redes sociais, ele também tem visitado municípios do interior do estado, onde sempre teve uma base política forte, mas que se desfez com o passar dos anos.

Seu partido, o Cidadania firmou federação com o PSDB, formando uma chapa com Arthur Virgílio Neto, que é pré-candidato ao Senado.

Leia mais

Após corpos separados, casamento entre Amazonino e Arthur se consuma

Prefeitos de Braga tentam convencer Amazonino a desistir de candidatura

Eduardo Braga

Sem confirmar sua pré-candidatura ao governo do Amazonas para este ano, o senador Eduardo Braga (MDB), que está no Congresso Nacional desde 2011, tem demonstrado nas redes sociais movimentação em busca de apoio e alianças para pavimentar sua volta ao governo.

Ele já esteve no poder por dois mandatos consecutivos, de 2003 a 2010.

Além disso, foi vice de Amazonino Mendes na prefeitura de Manaus, de 1993 a 1994, sendo eleito como sucessor para 1994 a 1997.

Braga também já foi deputado estadual e federal pelo Amazonas e Ministro de Minas Energia do governo Lula.

Na última semana, o senador esteve em Itacoatiara participando de ações da prefeitura do município. Até mesmo tentou realizar um jantar com prefeitos do interior, mas a maioria declinou do convite ao descobrir do que se tratava, conforme noticiou o BNC Amazonas.

Mesmo com vasta experiência na política, Braga não tem conseguido firmar alianças e tem ficado cada vez mais isolado, restando somente o respeito mútuo entre ele e Amazonino.

Ambos sempre foram aliados, inclusive, na derrota de Mendes em 2020, Braga estava lá, mas não foi o suficiente.

Leia mais

Braga oferece melhor churrasco do mundo, mas prefeitos fogem dele

Braga agora quer ser escora de Amazonino, mas também é rejeitado

Operação abafa de Wilson asfixia Braga e deixa Amazonino minguado

Omar Aziz

Senador do Amazonas desde 2015, Omar Aziz é pré-candidato ao Senado neste ano e busca reeleição. Aziz se destacou como presidente da CPI da Covid-19, e é favorito na corrida eleitoral.
Ele também possui relação histórica na política com Amazonino Mendes e Eduardo Braga.

Ao lado de Mendes, foi secretário de Segurança Pública do Amazonas em 2001 e esteve como vice-governador de Braga por dois mandatos seguidos de 2003 a 2010.

O parlamentar também foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Manaus de 1997 a 2002.
Aziz atualmente é coordenador da bancada federal do Amazonas e tem tomado a frente na luta contra a redução do IPI do governo Bolsonaro que fere de morte a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Nas redes sociais ele tem sido nostálgico, relembrando as ações desenvolvidas como governador do Amazonas.

Omar também é o candidato do ex-presidente Lula, que lidera todos os cenários de pesquisa de intenção de votos à presidência da República.

Leia mais

Três da bancada do AM estão entre os maiores influenciadores do Twitter

José Melo

De volta à cena política amazonense, o ex-governador José Melo (Pros) é pré-candidato a deputado estadual, cargo que ocupou de 2003 a 2007.

A trajetória política de Melo tem Amazonino Mendes e Eduardo Braga como caciques. Ele foi secretário municipal de Educação de Amazonino Mendes, na prefeitura de Manaus e secretário estadual de Governo na gestão de Mendes. Com Eduardo Braga também foi secretário. De 1995 a 2003, Melo também exerceu dois mandatos de deputado federal.

Ao longo dos anos foi ganhando capital político, que inclusive fez romper com Braga. Tornou-se vice-governador do Amazonas, ao lado de Omar Aziz. Após Aziz sair para disputa do Senado, Melo assumiu o posto de governador, sendo reeleito ao governo do Amazonas, nas Eleições de 2014.

No ano de 2017, José Melo e Henrique Oliveira, que formavam chapa de governador e vice, foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No mesmo ano, Melo foi preso.

Em 2022, Melo levanta a bandeira do desenvolvimento de uma nova matriz econômica sustentável ao Amazonas, a partir do interior. Ele tem defendido a exploração dos recursos naturais existentes no estado.
Nas redes sociais, o ex-governador tem se mostrado bastante ativo com reuniões para discutir projetos de olho na ALE-AM. Além disso, faz recordações frequentes das inaugurações realizadas em seu governo.

Henrique Oliveira

O ex-vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira é pré-candidato ao Governo do Amazonas. Ele foi vereador, deputado federal e vice-governador ao lado de José Melo, ambos cassados pelo TSE em 2017.
Filiado ao Podemos, Oliveira tem se manifestado bem pouco nas redes sociais e até o momento segue sem fortes alianças para pavimentar sua candidatura.

Bosco Saraiva

Deputado federal do Amazonas, Bosco Saraiva já admitiu que não vai concorrer a eleição a Câmara dos Deputados. Ele é pré-candidato a deputado estadual.

Bosco já foi vice-governador do Amazonas, sob o comando de Amazonino Mendes, sendo também escolhido como Secretário de Segurança Pública do Amazonas à época.

Aparece nas redes sociais prestando conta de seu mandato como deputado federal e viajando pelo interior do Amazonas mantendo sua base.

Foto: Divulgação