Presidenciáveis usam Tik Tok para conquistar eleitor jovem

Bolsonaro (PL) é quem lidera em números totais. Depois dele, Pablo Marçal e André Janones seguem no ranking

Presidenciáveis usam Tik Tok para conquistar eleitor jovem

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 12/06/2022 às 16:37 | Atualizado em: 12/06/2022 às 16:37

Presidenciáveis que disputam nas eleições de outubro deste ano criaram perfis na plataforma de vídeos TikTok para atrair eleitor jovem.

Como informa O Tempo, levantamentos métricos do App Annie, Statisa e SocialPubli mostram que os jovens são os que passam mais tempo na rede social.

Por exemplo, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 14,58% do eleitorado brasileiro tem entre 16 e 24 anos.

Como resultado, o percentual representa 22,2 milhões de eleitores na faixa etária dentro do universo de 152,3 milhões de eleitores brasileiros.

Dessa forma, dos 12 pré-candidatos à Presidência da República já lançados, sete têm perfis oficiais na rede social.

Conforme a publicação, o presidente Jair Bolsonaro (PL) é quem lidera em números totais. Ele conta com 1,6 milhão de seguidores e 16,4 milhões de curtidas em seus vídeos.

Depois dele, Pablo Marçal (Pros), que o público o conhece pela carreira como coach. Marçal acumula 159 mil seguidores e 737,2 mil curtidas nos conteúdos que publica.

Nesse sentido, o pré-candidato presidencial André Janones (Avante) é o terceiro no ranking de mais seguidores, com 158,6 mil pessoas que o acompanham. Nas curtidas em vídeos, no entanto, ele supera Marçal com 749,1 mil “likes”.

Outros desempenhos

Em seguida, vem Ciro Gomes (PDT), com 126,8 mil seguidores e 815,5 mil curtidas – superando, ainda, Janones e Marçal nessa métrica.

Simone Tebet (MDB) mantém 3834 seguidores e 24,1 mil curtidas no TikTok.

Ainda patinam na rede Felipe D’Avila (Novo), com 375 pessoas que o seguem e 1406 “likes”. Além de Luciano Bivar (União Brasil), com 50 seguidores e 114 curtidas.

Estes, portanto, três depositaram menor quantidade de vídeos ou possuem perfis recentes em relação aos adversários com melhor desempenho.

Por outro lado, não criaram contas no TikTok José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU). Assim como Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia mais em O Tempo.

Leia mais

Nicolau responde com TikTok comparação com algoz do Pica-Pau

Foto: Reprodução/Twitter