PoderData diz que Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro

Empresa de pesquisa diz que captou, entre os entrevistados, a tendência de que Lula tem 52% contra 35% de Jair Bolsonaro

poderdata, lula, vantagem, bolsonaro

Publicado em: 22/06/2022 às 17:57 | Atualizado em: 22/06/2022 às 17:57

Pesquisa PoderData divulgada, nesta quarta 22), pelo site Poder360 aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou sua vantagem para 17 pontos percentuais sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), em um eventual segundo turno.

Lula tem 52% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro ficou com 35%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No levantamento anterior do PoderData, realizado entre 5 e 7 de junho, Lula registrou 50% das intenções de voto no segundo turno, e Bolsonaro, 40%. Portanto, a distância entre os dois presidenciáveis aumentou em sete pontos percentuais. Lula oscilou dois pontos para cima —dentro da margem de erro—, e Bolsonaro caiu cinco pontos. 

No primeiro turno, Lula e Bolsonaro estabilizaram em relação à pesquisa anterior. O petista tem 44% das intenções de voto —tinha 45% na anterior—, e o atual presidente, 34% —tinha 35%. Como Lula tem 44%, e a soma dos demais candidatos é de 45%, o levantamento aponta, na margem de erro, que a disputa irá para o segundo turno. Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%, e André Janones (Avante), com 2%. Eles estão empatados tecnicamente, no limite da margem de erro. A senadora Simone Tebet (MDB), o ex-deputado federal José Maria Eymael (DC) e o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) ficaram com 1% cada. Os três empatam tecnicamente com Janones, mas não com Ciro. 

Leia mais no UOL 

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula, e Alan Santos/PR