Lula fecha palanque no Amazonas com Aziz e data para caravana da campanha

Ex-presidente, que pretender vir a Manaus entre julho e agosto, já em fase de campanha eleitoral, busca estender sua rede de apoio no estado

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 23/06/2022 às 13:49 | Atualizado em: 23/06/2022 às 15:38

Ex-presidente e pré-candidato à Presidência da República, Lula da Silva (PT) disse hoje (23) que seu palanque da eleição no Amazonas estará fechado nos próximos dias. E anunciou que estará no estado em campanha entre julho e agosto.

“Nos ainda estamos tentando construir uma aliança política no estado. Espero que no final de junho e começo de julho a gente conclua os acordos para que eu possa ir a Manaus”.

Isso ele declarou em entrevista à rádio Difusora neste dia. Ao citar nomes de aliados para esta eleição, Lula falou com destaque sobre o senador Omar Aziz (PSD). A ele, se referiu como “aliado de longo tempo”.

Sem candidato próprio ao Governo do Estado, Lula quer o PT dedicado a fazer uma forte bancada no Congresso. E conta com Aziz, atual coordenador da bancada do Amazonas em Brasília, para puxar essa formação com a reeleição do deputado José Ricardo e a eleição da ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) para a Câmara dos Deputados. No plano estadual, a aposta é na permanência de Sinésio Campos na Assembleia Legislativa (ALE-AM).

“Eu sei que nós já temos senador, já temos a chapa de candidatos a deputados federais, nós temos que fazer uma aliança, temos o José Ricardo, temos o Sinésio, temos a companheira Vanessa Grazziotin, e temos o seguinte: vamos fazer acordo com o MDB ou não? Precisamos discutir em nível nacional”.

Quando Lula diz que o fechamento desse quadro ainda se definirá nos próximos dias é porque ele pensa em ampliar as alianças. Por exemplo, com o nome a governador.

Considerando que o atual governador, Wilson Lima (União Brasil), tende a apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro (PL), Lula deve ter presença garantida em multipalanques de Amazonino Mendes (Cidadania), Eduardo Braga (MDB) e Ricardo Nicolau (Solidariedade), para citar os melhores colocados nas pesquisas.

Sobre Braga, por exemplo, Lula disse que isso pode acontecer depois de um acordo nacional com o MDB.

Questão ambiental

Lula não poupou Bolsonaro e sua falta de política para o meio ambiente. O brutal assassinato do servidor do governo Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips é revelador do quanto a Amazônia está abandonada.

E assegurou que a questão ambiental do Amazonas terá outro rumo no seu retorno ao Planalto.

Leia mais

Aziz e Ramos são destaques no ato do Solidariedade em apoio a Lula

O papel de Aziz

Em suma, Lula disse que até o final do mês concluirá as alianças.

E voltou a falar do papel do senador Aziz no apoio à sua eleição.

“O Omar Aziz é um grande companheiro, eu acho que ele vai ser candidato ao Senado. Se for candidato, eu quero estar junto com ele nisso, eu quero o apoio dele e quero apoiá-lo”.

Foto: Divulgação