Lula promete mais uma contra Bolsonaro: revogar sigilo de 100 anos

Pré-candidato à Presidência argumentou que houve combate à corrupção durante os governos petistas

lula, bolsonaro, revogar, sigilo

Publicado em: 29/06/2022 às 20:25 | Atualizado em: 29/06/2022 às 20:25

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu, nesta quarta-feira (29), revogar todos os sigilos de 100 anos impostos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre temas considerados sensíveis pelo governo federal.

Em entrevista a uma rádio do interior de São Paulo, o pré-candidato à Presidência afirmou que houve combate à corrupção durante os governos petistas e voltou a criticar o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (União Brasil), responsável por suas condenações na operação Lava Jato. 

“É uma coisa que nós vamos ter que fazer: um decreto, um ‘revogaço’ desse sigilo que o Bolsonaro está criando para defender os seus amigos”, prometeu Lula.

O governo Bolsonaro impõe sigilo de cem anos para “temas sensíveis” desde o ano passado.

Leia mais

Em 2021, o Palácio do Planalto vetou, por exemplo, a divulgação de dados sobre o cartão de vacinação do mandatário. Questionado sobre esse assunto por um seguidor no Twitter, o presidente respondeu ironicamente: “Em 100 anos, saberá”.

A Presidência também estabeleceu sigilo sobre o detalhamento de gastos de Bolsonaro e do seu vice, Hamilton Mourão (Republicanos), com o cartão corporativo.

O valor total dos gastos é publicado pelo Portal da Transparência. No entanto, não é possível saber os tipos de serviços e produtos adquiridos. 

Leia mais no UOL

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula