Cinco ex-deputados federais do Amazonas querem voltar à Câmara

Entre os parlamentares monitorados pelo BNC Amazonas, dois também já representaram o estado no Senado

Gabriel Ferreira, Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 27/04/2022 às 09:33 | Atualizado em: 27/04/2022 às 09:33

Velhos conhecidos do eleitorado amazonense querem voltar ao poder, ou melhor, ocupar mais uma vez uma das oito vagas do Amazonas na Câmara dos Deputados.

Em movimentação nas redes sociais e até mesmo nas ruas, Vanessa Grazziotin (PCdoB), Hissa Abrahão (Avante), Pauderney Avelino (União Brasil), Conceição Sampaio (PSDB) e Alfredo Nascimento (PL) colocam seus nomes à disposição como pré-candidatos ao cargo de deputado federal nas Eleições 2022.

Os cinco nomes levantados pelo BNC Amazonas já ocuparam uma das vagas pelo estado no Congresso Nacional. O histórico dos nomes apresentados nesta reportagem é referente somente aos cargos exercidos por eles no legislativo federal e suas movimentações políticas nos últimos anos.

Leia mais

PCdoB lança pré-candidatura de Vanessa Grazziotin à deputada federal

Vanessa Grazziotin

Ex-senadora e ex-deputada federal lança pré-candidatura no próximo dia 30 de abril, no Salão doAtlético Rio Negro Clube. Grazziotin é filiada ao PCdoB desde 1978, seu único partido. Ela foi senadora pelo Amazonas de 2011 a 2019, e deputada federal de 1989 a 2011. Nas eleições gerais de 2018, acabou não se reelegendo ao Senado, ficando em quinto lugar.

A comunista tem feito pré-campanha por alguns bairros de Manaus, sendo até mesmo alvo de hostilização de uma pequena dúzia de bolsonaristas. O caso ocorreu no último domingo (24), após o término do ato do PCdoB em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), na Compensa, zona Oeste de Manaus.

Hissa Abrahão

O ex-deputado federal, Hissa Abrahão exerceu o cargo por apenas um mandato, de 2015 a 2019. No pleito de 2018, ele não disputou a reeleição, concorrendo a duas vagas do Amazonas ao Senado, terminando em sexto lugar.

Para as Eleições de 2022, mirando retorno à Câmara, Hissa deixou o PDT, onde foi presidente estadual do partido, e se filiou no dia 29 de março ao Avante, do prefeito de Manaus, David Almeida. Portanto, como pré-candidato a deputado federal, ele pode ter o apoio de uma das maiores máquinas públicas do estado.

Leia mais

Pauderney amplia contato com eleitores nas redes sociais

Pauderney Avelino

Presidente do União Brasil no Amazonas, o ex-deputado federal Pauderney Avelino é mais um nome que deseja voltar ao Congresso, e teve pré-candidatura anunciada no dia 29 de março. Ele exerceu mandatos como parlamentar de 1991 a 2007 (quatro consecutivos), e de 2011 a 2019 (dois mandatos consecutivos). Nas Eleições de 2018, Avelino não conseguiu ser reeleito, ficando como segundo suplente, de seu antigo partido, o DEM.

Aliado do prefeito de Manaus, David Almeida e do governador do Amazonas, Wilson Lima, o qual é colega de partido, Pauderney é cotado para voltar à Câmara, se depender da força política e de apoio da máquina pública. Ele retornou a cena após ser derrotado no pleito de 2018, como secretário de Representação do Amazonas, no governo do estado, em São Paulo. Em 2020, assumiu como titular da Secretária Municipal de Educação (Semed). Foi assim que conseguiu construir alianças com o prefeito de Manaus e o governador do Amazonas nos últimos quatro anos.

Conceição Sampaio

Eleita deputada federal pela primeira vez nas Eleições de 2014, Conceição Sampaio se manteve apenas por um mandato em Brasília, até o ano de 2019. No pleito de 2018, ela não foi reeleita.

Vice-presidente do PSDB Mulher no Amazonas e filiada ao partido desde 2018, a ex-parlamentar, no último dia 23 de abril, esteve junto do pré-candidato ao Senado e presidente estadual da sigla Arthur Virgílio Neto, em viagem de pré-campanha pelo interior do Amazonas.

Sampaio também apareceu em um material de divulgação do PSDB Mulher nesta terça-feira (26), incentivando e convidando as mulheres do estado a se filiarem ao partido. A movimentação dela, também nas redes sociais, é outro sinal que confirma Conceição Sampaio como mais uma ex-congressista que almeja representar do estado mais uma vez.

Alfredo Nascimento

Presidente do PL no Amazonas, Alfredo Nascimento possui um extenso currículo quando o assunto é política, principalmente com relação ao Congresso Nacional. Ele foi senador do Amazonas de 2007 a 2015, e deputado federal de 2015 a 2019.

Pré-candidato a deputado federal ao pleito deste ano, Nascimento tem como colega de partido o antagonista e maior adversário do Partidos dos Trabalhadores (PT): o presidente da República Jair Bolsonaro.

Seja por ironia do destino ou pelas voltas que o mundo da política dá, Alfredo que já visitou o novo aliado Bolsonaro, em Brasília, também esteve ao lado do ex-presidente Lula, como ministro dos Transportes, de 2007 a 2010, e 2011, no governo de Dilma Rousseff.

No entanto, esse sentimento de antipetismo de Nascimento, começa na votação do impeachment de Dilma, em 2015, em que ele votou a favor abandonando de vez o PT.

Atualmente, Alfredo Nascimento tem se manifestado nas redes sociais com o apoio e união de movimentos da direita no Amazonas, do pré-candidato a reeleição a deputado federal, Capitão Alberto Neto (PL), e até mesmo do pré-candidato ao Senado, Coronel Alfredo Menezes Junior (PL), compadre do presidente da República.

O curioso é que nas Eleições Municipais de 2020, os três estiveram em lados opostos na disputa pela Prefeitura de Manaus. Hoje, formam a mesma chapa de olho no Congresso Nacional.

Foto: Alex Fideles/ BNC Amazonas