Campanha de Bolsonaro fracassou até agora para tirar votos de Lula
O crescimento recente do presidente serviu apenas para esvaziar a terceira via e garanti-lo no segundo turno. No entanto, o petista ainda pode vencer no primeiro turno

Publicado em: 23/04/2022 às 11:32 | Atualizado em: 23/04/2022 às 11:33
A campanha de Jair Bolsonaro fracassou em tirar votos de Lula até o momento. O percentual de intenção de votos do petista tem mostrado estabilidade em todas as pesquisas apesar das estratégias bolsonaristas para tentar esvaziar o adversário.
Na última, divulgada pelo Ipespe nessa sexta-feira (22), Lula apareceu com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada de primeiro turno e 54% no segundo turno contra o atual presidente. O petista está nesses patamares desde dezembro do ano passado.
Caso essa estabilidade se mantenha até o fim de outubro deste ano, Lula está eleito. É por isso que Bolsonaro precisa tirar votos de Lula para poder sonhar com um segundo mandato.
As estratégias da campanha de Bolsonaro até o momento envolvem explorar ao máximo os casos de corrupção do PT, com a divulgação de vídeos da delação do ex-ministro Antonio Palocci, por exemplo, e vídeos de Alckmin batendo em Lula na época em que eram adversários políticos.
Esses conteúdos estão em todas as redes bolsonaristas, mas até agora parecem ter pregado somente para convertidos. Nem mesmo as frases de Lula que poderiam afastar a centro-direita, como no caso do aborto, parecem ter tido impacto nas intenções de voto do presidente.
Assim, o crescimento recente de Bolsonaro serviu apenas para esvaziar a terceira via e garanti-lo no segundo turno.
Leia mais na coluna de Guilherme Amado no Metropoles
Leia mais
Lula lidera corrida presidencial em todos os cenários, aponta Ipespe
Foto: Divulgação