Aprovada pelo TSE federação de PT, PCdoB e PV

Pedido de registro da federação foi feito a Corte em abril deste ano

tse, divisao, propaganda, partidos

Publicado em: 24/05/2022 às 20:30 | Atualizado em: 24/05/2022 às 20:30

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24) o pedido de registro da federação Brasil da Esperança, formada por PT, PC do B e PV. A solicitação foi feita pelos partidos em 23 de abril deste ano.

A solicitação foi feita pelos partidos em 23 de abril deste ano. A 1ª presidente da federação será a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR). Os vices serão José Luiz Penna, que preside o PV, e Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco e presidente do PC do B.

O relator do caso é o ministro Sérgio Banhos. “Analisando os autos verifiquei que o requerimento foi instruído com todos os documentos exigidos”, afirmou.

O magistrado foi acompanhado por Carlos Horbach, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Mauro Campbell, Benedito Gonçalves e Edson Fachin.

A assembleia-geral da federação, órgão máximo de deliberação, terá 60 integrantes. 9 vagas serão distribuídas igualmente (3 por partido), e 51, na proporção dos votos obtidos por cada sigla nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018.

Leia mais no Portal Poder360

Leia mais

Psol e Rede Sustentabilidade pedem registro de federação ao TSE

Foto: Divulgação/ TSE