Amazonino não tem aval do PSDB para lançar pré-candidatura 

O senador Plínio Valério divulgou documento da direção provisória do PSDB no Amazonas que lhe mantém na disputa ao governo 

amazonino, psdb, candidatura

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 06/05/2022 às 18:56 | Atualizado em: 06/05/2022 às 20:18

O lançamento da pré-candidatura de Amazonino Mendes (Cidadania) não tem aval do PSDB, conforme vem sendo anunciado no card do evento que será realizado neste sábado (7). O senador Plínio Valério se apresenta ainda como o pré-candidato tucano ao governo.  

Na divulgação, o ex-governador é apresentado como pré-candidato da Federação PSDB-Cidadania que foi formada em nível nacional.  

“Acho precipitação, mas faz parte do jogo quando do outro lado tem jogadores profissionais. Candidaturas só passam a existir se homologadas em convenção”, lembrou o senador sobre o evento. 

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, chegou a ser anunciado como um dos presentes no ato, mas foi substituído pelo representante da executiva nacional do PSDB Luiz Carlos.  

Plínio dá entender que isso é uma demonstração de que a direção nacional não concorda com o apoio do partido a Amazonino. A divulgação da presença de Araújo foi chamada de fake news.

Leia mais

O senador também divulgou um documento da direção provisória do PSDB no Amazonas que lhe mantém na disputa ao governo. 

“Embora a pré-candidatura do ex-prefeito Arthur Neto ao Senado seja legítima, não se pode sob qualquer pretexto, preterir a pré-candidatura do senador Plínio Valério ao governo do Amazonas”, diz a nota assinada por três membros da direção: Francisco Virgílio da Silva, Sheila Patrícia Rodrigues da Silva e Celso Branco Garcia. 

No documento, os dirigentes advertem que “qualquer tentativa no âmbito estadual, em atropelar ou burlar, as regras estatutárias da Federação PSDB-Cidadania, ou suas deliberações sobre candidatos no pleito de 2022, fere o processo democrático.” 

Os dirigentes consideram precipitado e um ato isolado de Arthur Neto o apoio do PSDB ao ex-governador. 

A nota diz que se trata de um lançamento de um pré-candidato não filiado ao PSDB numa suposta convenção da Federação. 

“Não conta com o respaldo e anuência da metade dos membros do órgão diretivo do Amazonas”, diz a nota. 

Foto: Facebook/Amazonino/reprodução