Alberto Neto descola de Silas para seguir Bolsonaro no PL
Antes de tomar a decisão, até 1º de abril, Alberto Neto também tem convite do deputado Átila Lins para engrossar as fileiras do Progressistas

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 19/02/2022 às 17:07 | Atualizado em: 07/03/2022 às 20:09
O período permitido para a troca de partidos (3 de março a 1º de abril), a chamada “janela partidária”, é especialmente aguardado por deputados federais e estaduais que vão buscar reeleição em outubro. Por exemplo, no Amazonas, pelo parlamentar federal Capitão Alberto Neto (foto), hoje no Republicanos do também deputado Silas Câmara.
Conforme apurado pelo BNC Amazonas, o oficial licenciado da Polícia Militar vai seguir o líder, o presidente da República, Jair Bolsonaro, no PL (Partido Liberal). A legenda no estado é comandada pelo ex-senador e ex-ministro Alfredo Nascimento.
Antes de tomar a decisão, até 1º de abril, o vice-líder de Bolsonaro na Câmara dos Deputados recebeu convite do deputado Átila Lins para engrossar as fileiras do Progressistas, o PP.
“Quando fiquei sabendo que o deputado Alberto Neto iria sair do Republicanos, eu o convidei para o PP. No nosso partido, ele terá toda a liberdade e os recursos necessários para fazermos uma chapa forte para as eleições. Ele ficou de me dar uma resposta e estou aguardando”, disse Átila, que preside a sigla no estado.
Leia mais
Lula oferece apoio a Aziz para ter PSD já no primeiro turno
Firme com Bolsonaro
Alberto Neto confirmou ter recebido o convite do Progressistas, e disse que estava mesmo propenso a entrar no partido. Mas, só se esse também fosse o rumo de Bolsonaro.
“Quando o presidente da República optou pelo PL, eu decidi acompanhá-lo para lutarmos juntos nessa batalha que será sangrenta”.
O deputado também dissipou os rumores de que havia algum tipo de conflito com o presidente do PL no Amazonas.
“São boatos e fake news, pois eu e o Alfredo nos entendemos muito bem e vamos marchar juntos nestas eleições”.
O PL, portanto, tem ganhado destaque antes mesmo da janela. Afinal, inaugurou o troca-troca com a saída do deputado federal Marcelo Ramos do partido com a chegada de Bolsonaro. O vice-presidente da Câmara dos Deputados optou pelo PSD do líder da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, o senador Omar Aziz.
Leia mais
Rumos do delegado
O BNC Amazonas também questionou o deputado federal Pablo Oliva sobre sua permanência no União Brasil.
Ele tem sido visto com frequência na companhia do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que é pré-candidato ao Governo do Estado.
Dessa forma, o delegado-deputado pode ser que não fique confortável no partido caso o governador do Amazonas, Wilson Lima, venha a se filiar ao União Brasil.
A resposta do parlamentar é aguardada e será publicada assim que ocorrer.
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados