Semana de festival, cirandas em ajustes finos no Ingá
Há um dia para cada uma ensaiar no Parque do Ingá, onde ocorre o espetáculo.

Por Dassuem Nogueira, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 29/08/2023 às 14:43 | Atualizado em: 29/08/2023 às 17:37
Na semana do 25º Festival Folclórico de Cirandas de Manacapuru, que ocorrerá no próximo fim de semana, as agremiações realizam os últimos ensaios técnicos. Há um dia para cada uma ensaiar no Parque do Ingá, onde ocorre o espetáculo.
Enquanto isso, nas sedes das cirandas, ocorrem outros dois ensaios. São três ensaios gerais no total. Desse modo, de segunda a quarta haverá ensaios técnicos abertos ao público, que então podem assistir dos melhores lugares.
Ontem foi a vez da Ciranda Flor Matizada testar seus itens e cronometrar o tempo. Antes, houve a benção do Padre Inácio, pároco da igreja de Nossa Senhora de Aparecida.
A bendição vem em momento oportuno já que, ano passado a agremiação sofreu um sério acidente em plena apresentação. E esse ano se preparou, como vimos, inclusive espiritualmente, para não ser surpreendida.
O tema desse ano é Muricariuas, que são espíritos do mal. A ciranda apresentará uma versão transversal onde os Muricariuas, feiticeiros do mal, roubam o coração da Samaumeira ameaçando todas as vidas na floresta.
Os personagens tradicionais como Seu Manelinho, Seu Honorato, Cupido e Carão são inseridos no enredo que conta o roubo e o resgate do amor, representado pelo coração da árvore. Assim com os itens incorporados, como Cirandeira Bela e Porta-Cores.
O cordão de cirandeiros fazem os passos que representam cada batalha. Ora performam serem um cardume de pirarucus, ora são as árvores em festa.
Os passos e desenhos coreográficos impressionam pela intensidade e vibração. Ao final do ensaio, uma cirandeira precisou ser socorrida pelos bombeiros. Pois o espetáculo tem entre 2h e 2h30mn em ritmo frenético.
A torcida da Flor Matizada é conhecida como FAMA, sigla de Família Matizada. A FAMA acompanhou animada, vestida de lilás e branco, as cores de sua ciranda. As torcidas competem pelo título de melhor torcida em um item independente.
A Ciranda Flor Matizada abrirá o 25º Festival de Cirandas de Manacapuru às 21:30 com transmissão por tv e internet pela TV A Crítica.
Foto: Márcio James/Secom