O cirandódromo
O anfiteatro possui capacidade para 20 mil pessoas.

Por Dassuem Nogueira, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 31/08/2023 às 10:18 | Atualizado em: 31/08/2023 às 10:18
A inauguração do parque do Ingá, apelidado pela população de cirandódromo, coincidiu com a primeira transmissão do Festival de Cirandas de Manacapuru em 2000.
A Rede Amazônica havia perdido a concessão para transmitir o Festival de Parintins naquele ano. E buscou uma festa que estivesse à altura para substituir a atração.
A transmissão pela TV e, posteriormente, pela internet, impulsionou a formatação das apresentações como espetáculo. Isso porque a televisão como meio de comunicação exige que um espetáculo seja completamente preenchido de atrações. Desse modo, elevando a audiência.
O anfiteatro possui capacidade para 20 mil pessoas. Curiosamente, não havia ingazeiros no Parque do Ingá.
Em uma arena feita especialmente para realização de grandiosos espetáculos, e com transmissão pela televisão, em pouco tempo, o festival transformou-se no evento grandioso que dá visibilidade ao município.

O parque do Ingá está localizado na estrada Manoel Urbano (AM-70), que na cidade assume a função de principal avenida. A construção aproveitou um declive natural do terreno para construir as arquibancadas.
Na parte alta, estão localizados bares e banheiros. A estrutura abarca ainda uma ampla praça de alimentação com entrada exclusiva pela avenida.
As arquibancadas centrais são pagas. Delas é possível ter a mesma visão dos jurados, pois estão posicionadas atrás de suas cabines. As arquibancadas laterais são gratuitas.
Cada ciranda se apresenta em uma noite, tem entre 2h e 2h30mn de apresentação. Esse ano, a Flor Matizada se apresentará na sexta-feira, dia 1º de setembro, Guerreiros Mura, no sábado, dia 2, e Ciranda Tradicional no domingo, dia 3. Todas a partir das 21h30.
Fonte: Festas amazônicas, Wilson Nogueira, 2008.
Fotos: Dassuem Nogueira/especial para o BNC Amazonas