Átila Lins se integra à campanha do pescador legal no Amazonas

Lançamento do programa nacional ocorreu no estado porque tem o maior número de profissionais do país e pedidos de 100 mil registros

Publicado em: 28/05/2023 às 16:31 | Atualizado em: 28/05/2023 às 16:45

O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) participou do lançamento da campanha Pescador e Pescadora Legal, juntamente com o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (26), no auditório da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De acordo com o decano da bancada amazonense, o lançamento do programa foi no Amazonas por ser o maior estado da federação em números de pescadores e de sua importância social e econômica. Além disso, há cerca de 100 mil pedidos de registro geral da Atividade Pesqueira (RGP) aguardando análise e sua expedição.

“Dessa forma, o ministro André de Paula, quis com a sua presença homenagear as lideranças e à população amazonenses”, avaliou Átila Lins.

Evitar fraudes

A campanha do Pescador e Pescadora Legal consiste em um esforço concentrado onde o MPA envia técnicos da Secretaria Nacional de Registro e Monitoramento e Pesquisa, que se unem às superintendências da pesca e aquicultura, governos estaduais, com apoio das superintendências do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O objetivo, segundo ministro André de Paula, é legalizar a atividade pesqueira, evitando fraudes, como aconteceu no passado, dando mais segurança e transparência aos pescadores e pescadoras do país.

“Portanto, a fim de evitar essas fraudes, o MPA está fazendo o registro e o recadastramento dos pescadores profissionais, com apoio das associações, sindicatos e colônias. A pesca legal, possibilita ao pescador e a pescadora, acessar os programas sociais que os amparam, principalmente o seguro-defeso”, declarou André de Paula na cerimônia de lançamento da campanha.

Campanha nacional

Com o lançamento no Amazonas, a campanha Pescador e Pescadora Legal começa a rodar o Brasil. O calendário oficializado nesta semana, de acordo com o ministério. A próxima parada será em Ilha Grande (RJ). Depois, haverá uma rodada pelos estados do Nordeste, antes da volta ao Estado do Amazonas.

“Agradeci ao ministro André de Paula por toda essa atenção ao Amazonas e afirmei que, somente com os pescadores e pescadoras legalizados, podemos reivindicar linhas de financiamento para aquisição de barcos de pesca, além de mais frigoríficos, fábricas de gelo, entre outros equipamentos. Daí, a importância dessa campanha atingir os seus objetivos no estado inteiro, principalmente porque sabemos da ineficiência da internet em vários municípios do nosso interior”, ressaltou Lins.

O lançamento da campanha Pescador e Pescadora Legal contou com a presença do reitor da Ufam Silvio Pulga, parlamentares federais, representantes do governo do Estado, representantes de órgãos federais, além de presidentes das federações de pesca do Estado do Amazonas, bem como presidentes das colônias, associações e sindicatos da pesca dos municípios, além de centenas de pescadores e pescadoras da capital e do interior.

Ações estaduais

O deputado Átila Lins, também acompanhou o ministro da pesca à sede do governo do estado, onde, com a presença do governador Wilson Lima (União Brasil) e outras autoridades foi lançada uma série de ações do governo estadual em benefício dos pescadores e pescadoras.

“Tais ações são um esforço conjunto dos governos federal e estadual, buscando as melhorias necessárias para atender os pescadores e pescadoras do nosso Amazonas”, declarou Átila Lins.

Foto: divulgação