Átila e prefeito de Autazes articulam exploração do potássio em Brasília

Decano da bancada amazonense e o prefeito Thomé Neto estiveram com vice-presidente Alckmin e em mais dois ministérios

Antonio Paulo

Publicado em: 27/11/2024 às 16:46 | Atualizado em: 27/11/2024 às 16:46

O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) e o prefeito de Autazes, Thomé Neto, cumpriram intensa agenda, em Brasília, na busca de apoio político e investimentos para o município, especialmente, em relação à exploração da jazida mineral de potássio.

Dessa forma, a primeira parada da agenda pública foi com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

O encontro foi marcado pela preocupação do prefeito Thomé Neto com a continuidade do processo de exploração do potássio a fim de que o município não seja prejudicado.

O vice-presidente disse que acompanhará a situação e colocou o ministério à disposição. Ao deputado e ao prefeito de Autazes, garantiu ainda a viabilização de linha de crédito junto ao BNDES para financiar os investimentos para o início da exploração do minério. 

Outro compromisso de Geraldo Alckmin foi a viabilizar a construção de casas populares, Autazes, no próximo ano.

Minas e energia

Já no ministério de Minas e Energia, Lins e Neto dois foram recebidos pelo secretário nacional de Mineração, Vitor Eduardo de Almeida. Nessa audiência, a tônica também foi a exploração de potássio no município de Autazes.

O secretário de mineração falou da importância do potássio para o país, principalmente para a agricultura. E ainda tratou da viabilidade da exploração desse mineral.

Por sua vez, o prefeito Thomé Neto assegurou que todas as exigências técnicas, jurídicas e ambientais foram atendidas para a extração.

Ressaltou ainda que a empresa responsável está nos trâmites finais para o início da exploração da jazida. E ressaltou a sinalização do vice-presidente Geraldo Alckmin quanto a viabilidade de recursos junto ao BNDES.

Festa do leite

Por fim, o deputado e o prefeito estiveram no Ministério da Cultura, com o chefe da assessoria parlamentar, Amauri Teixeira.

“Lá, tratamos sobre a viabilização de recursos para a Festa do Leite, maior evento cultural do município. O prefeito Thomé falou da importância para a cidade da realização dessa festividade”, contou Átila Lins.

Por outro lado, o prefeito de Autazes recebeu orientações sobre a Lei Rouanet, que deve ser utilizada para captação de recursos com abatimento no imposto de renda (pessoa jurídica) dos doadores.

Houve a garantia, por parte do chefe da assessoria parlamentar, Amauri Teixeira, de uma análise rápida para a homologação do projeto da Festa do Leite, junto ao Ministério da Cultura.

“Toda essa articulação, faz parte do meu compromisso com o povo autazense, o qual vem de muito tempo. Agora, com o novo prefeito Thomé Neto, poderemos intensificar investimentos para o bem da população, gerando renda e emprego e possibilitando uma melhora na qualidade de vida”, destacou o deputado Átila Lins.