Pazuello fala Ă PF da prevaricaĂ§Ă£o de Bolsonaro sobre vacinas
Ele serĂ¡ ouvido no Ă¢mbito do inquĂ©rito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime de prevaricaĂ§Ă£o ao saber de um esquema de corrupĂ§Ă£o no MinistĂ©rio da SaĂºde e nĂ£o levar o caso atĂ© as autoridades competentes

Publicado em: 29/07/2021 Ă s 13:10 | Atualizado em: 29/07/2021 Ă s 13:10
O ex-ministro da SaĂºde Eduardo Pazuello presta depoimento Ă PolĂcia Federal (PF) nesta quinta-feira (29), na sede da corporaĂ§Ă£o, em BrasĂlia.
Ele serĂ¡ ouvido no Ă¢mbito do inquĂ©rito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime de prevaricaĂ§Ă£o ao saber de um esquema de corrupĂ§Ă£o no MinistĂ©rio da SaĂºde e nĂ£o levar o caso atĂ© as autoridades competentes.
Bolsonaro foi informado pelo deputado Luis Miranda e pelo irmĂ£o dele, Luis Ricardo Miranda, chefe de importaĂ§Ă£o do Departamento de LogĂstica do MinistĂ©rio da SaĂºde, da suposta fraude na compra de imunizantes. Luis Ricardo disse estar sendo pressionado para autorizar a importaĂ§Ă£o da compra da vacina indiana Covaxin.
Leia mais
TCU mostra que Pazuello e ‘CapitĂ£ Cloroquina’ mentiram sobre TrateCov
O presidente diz ter informado Pazuello sobre o caso. No entanto, o ex-ministro nĂ£o Ă© autoridade competente para investigar o caso, mas, sim, suspeito de ter algum envolvimento.
O general chegou no prĂ©dio da corporaĂ§Ă£o Ă s 9h45 desta quinta-feira, no Setor de Autarquias Sul, e entrou pela garagem do edifĂcio.
Pazuello e o Coronavac
O entĂ£o ministro Eduardo Pazuello (SaĂºde) prometeu a um grupo de intermediadores comprar 30 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac que foram formalmente oferecidas ao governo por quase o triplo do preço negociado pelo Instituto Butantan.
A negociaĂ§Ă£o, em uma reuniĂ£o fora da agenda oficial dentro do ministĂ©rio em 11 de março, teve o seu desfecho registrado em um vĂdeo em que o general da ativa do ExĂ©rcito aparece ao lado de quatro pessoas que representariam a World Brands, uma empresa de Santa Catarina que lida com comĂ©rcio exterior.
A gravaĂ§Ă£o, obtida pela Folha e jĂ¡ de posse da CPI covid no Senado, foi realizada no gabinete do entĂ£o secretĂ¡rio-executivo da pasta, o coronel da reserva Elcio Franco. Nela, Pazuello relata o que seria o resumo do encontro.
Leia mais no Correio Braziliense
Foto: Jefferson Rudy/AgĂªncia Senado