Deputados de CPI no AM desmentem Fausto Jr. sobre indiciar governador

Segundo os parlamentares, que comandaram as investigações da CPI da saúde da ALE-AM, o relator Fausto Jr. nunca pediu o indiciamento de Wilson Lima

Deputados de CPI no AM desmentem Fausto Jr. sobre indiciar governador

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 01/07/2021 às 06:12 | Atualizado em: 01/07/2021 às 12:19

Os deputados Serafim Corrêa (PSB) e Delegado Péricles (PSL) fizeram afirmações nesta quarta (30) que provam que o colega Fausto Júnior (MDB) contou mentira na CPI da covid.

Conforme os parlamentares, que comandaram as investigações da CPI da saúde da Assembleia Legislativa (ALE-AM), o relator Fausto Jr. nunca pediu o indiciamento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

“Nem ele, nem ninguém pediu”, disseram. Péricles, inclusive, foi o presidente dessa CPI e recorreu ao STF para não depor na comissão do Senado.

Desse modo, segundo ele, o relatório final da CPI apresentado por Fausto Júnior não trazia o governador entre os apontados para indiciamento. Assim sendo, a comissão não rejeitou pedido de indiciamento. Simplesmente não houve.

“Ninguém pediu, nem antes nem depois, que o indiciamento do governador do estado fosse inserido no relatório final da CPI da saúde da ALE-AM”.

Nessa afirmação, portanto, Péricles inclui também os deputados de oposição a Lima no parlamento.

Tiro pela culatra

Foi acuado pelos senadores que o relator da ALE jogou a sua responsabilidade para cima dos demais membros da comissão. 

Como resultado dessa e outras trapalhadas é que Fausto Jr. acabou seu depoimento na condição de investigado pela CPI do Senado. Além disso, acabou levando o presidente Omar Aziz (PSD) a revelar suposto esquema ilegal envolvendo sua mãe Yara Lins. Ela é conselheira e ex-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).

Leia mais

Deputado sua, fica vermelho e não explica falhas da CPI da ALE-AM

Aziz revela empresas e possível escândalo com mãe de Fausto Jr.

Braga defende deputado do MDB, ataca governador e Aziz rebate

Serafim confirma

Além disso, Serafim reafirmou o que disse Péricles: nunca foi proposto indiciamento de Lima.

“Entendo a pressão a qual estava submetido o deputado Fausto Jr. Não é fato que ele tenha proposto o indiciamento do governador Wilson Lima ou de qualquer outro governador. E que nós, demais membros da CPI, tenhamos derrubado em votação. Essa proposta nunca ocorreu e essa votação também não”.

Conforme o deputado, é preciso que isso seja dito para que depois ninguém transforme os membros da CPI em vilões porque “não pode assumir ônus de uma coisa que nunca ocorreu”.

Por isso, pressionado no Senado, Fausto Jr. disse que foi voto vencido na tentativa de indiciar o governador.

“Isso é um torpedo para cima dos deputados Péricles, Wilker, Gomes e para cima de mim. Para repor os fatos, não posso ficar calado diante dessa situação. Nunca foi proposto indiciamento do governador e essa proposta nunca aconteceu”, reafirmou.

Foto: Divulgação/ALE