Anvisa aprova uso de medicamentos para tratar pacientes com covid

A Anvisa orienta que a associação não deve ser usada em pacientes que já estejam hospitalizados com covid ou que necessitem de oxigênio ou ventilação mecânica em seus tratamentos

anvisa, medicamentos, tratar, covid

Publicado em: 13/05/2021 às 19:18 | Atualizado em: 13/05/2021 às 19:18

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso emergencial da associação dos anticorpos banlanivimabe e etesevimabe no tratamento contra a covid (coronavírus). O medicamento é produzido pela farmacêutica Eli Lilly do Brasil. 

A decisão saiu da 8ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada realizada nesta quinta-feira (13 ).

Banlanivimabe e etesevimabe são anticorpos monoclonais, ou seja, substâncias produzidas em laboratório que, injetadas no organismo, atuam como todos os outros anticorpos presentes no corpo humano, identificando e neutralizando agentes invasores nocivos à saúde.

Indicação  

Administrados juntos, em dose única, banlanivimabe e etesevimabe são indicados para o tratamento da covid nas formas leve a moderada, em adultos e crianças com 12 anos ou mais e que pesem pelo menos 40 quilos.

Esses pacientes devem apresentar ainda alto risco de progressão da doença para a forma grave ou que possa levar à necessidade de internação.   

A associação não deve ser usada em pacientes que já estejam hospitalizados com covid ou que necessitem de oxigênio ou ventilação mecânica em seus tratamentos.  

O medicamento não poderá ser adquirido em farmácias. A autorização da Anvisa é para uso por hospitais.

A incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS) depende da avaliação do Ministério da Saúde.

Leia mais na agência

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil