Bolsonaro diz que o que ele e Pazuello fizeram em Manaus ‘foi muito bem feito’
Presidente confirma ida a Manaus e faz autoavaliação de seu governo na pandemia da covid no Amazonas

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/04/2021 às 19:18 | Atualizado em: 22/04/2021 às 19:50
O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse agora há pouco (22), em sua live semanal, que o trabalho que ele e o seu ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello fizeram em Manaus “foi muito bem feito”.
Ele falou isso citando o título de Cidadão do Amazonas aprovado pela Assembleia Legislativa (ALE-AM) na terça (20).
“É sinal [o título] que o nosso trabalho em Manaus, o meu trabalho, do Pazuello, como ministro da Saúde, foi muito bem feito naquela região”.
A declaração ocorre às vésperas do início dos trabalhos da CPI da covid no Senado.
A comissão foi criada para investigar a conduta do governo na crise sanitária. O ponto de partida, portanto, é a denúncia de omissão de Pazuello e Bolsonaro ao pedido de socorro de Manaus para oxigênio nos hospitais.
A falta do insumo, consequentemente, pode ter provocado a morte de dezenas de amazonenses em janeiro. Foi no pico da segunda onda da covid no estado.
Sobre isso, Bolsonaro comentou:
“A crise que teve lá, mortes, a coisa realmente que chocou a todos nós, mas infelizmente foi uma coisa que ninguém esperava”.
Pazuello está sendo processado na Justiça justamente porque teria sido avisado com antecedência de dias que o colapso se aproximava.
Viagem relâmpago
Bolsonaro também falou sobre sua viagem a Manaus para inaugurar expansão de centro de convenções (Vasco Vasques).
O compromisso está marcado para amanhã, dia 23.
Pelo que disse, será uma passagem relâmpago.
Isso porque o presidente falou que desembarcará na capital amazonense às 9h e que à tarde já estará no estado do Pará.
Cidadão de Manaus
Acerca do título de Cidadão do Amazonas, Bolsonaro confirmou que irá receber a honraria.
A concessão ocorre em meio a muita polêmica. São muitas as manifestações de repúdio pelo ato de 13 deputados.
Houve até um ato de protesto coletivo de devolução de honrarias recebidas em homenagens da ALE-AM.
Além disso, uma ação do Psol pede que a Justiça barre o ato do Legislativo por não enxergar merecimento de Bolsonaro ao título.
Leia mais
Cidadania amazonense vira vexame para Bolsonaro
Foto: Reprodução