A trĂ¡gica histĂ³ria de 8 vidas ceifadas pela covid de famĂ­lia no Amazonas

Em menos de um ano, a famĂ­lia Almada, de Parintins, perdeu a matriarca, cinco filhos, uma neta e um genro

Publicado em: 31/03/2021 Ă s 10:07 | Atualizado em: 31/03/2021 Ă s 12:14

O pai, a avĂ³, cinco tios e uma prima. Oito sepultamentos por Covid-19 de pessoas da mesma famĂ­lia foram vivenciados pela vendedora Rebeca Paulain Almada, 23, de Parintins, no Amazonas.

A famĂ­lia Almada perdeu sua matriarca, Jandira, 95, 5 dos 22 filhos que ela teve (Heloisa, 79, Heider Augusto, 76, Eduardo Jorge, 67, Gilberto, 61, e Zomar, 56), a neta e o genro de Jandira, Tereza Cristina, 40, e Eduardo Gomes, 57.

No dia 22 de junho do ano passado, morreu Tereza Cristina. A primeira perda ficou deslocada da série que viria em 2021.

Ela tinha apenas 40 anos e chegou a relatar na rede social o drama antes de morrer. “Pra complicar, pneumonia viral moderada e um agravante, tenho lĂºpus”.

Em janeiro deste ano, enquanto muitos parintinenses se aglomeravam nas ruas, Rebeca se via entre o hospital Jofre Cohen, o cemitĂ©rio municipal SĂ£o JosĂ© e a transferĂªncia dos parentes graves para Manaus. “Eu nĂ£o sabia o que fazer. Via o vale da sombra da morte na nossa casa.”

No dia 8 de janeiro, morreu HeloĂ­sa, no auge do contĂ¡gio apĂ³s o surgimento da variante P1. Uma semana depois a famĂ­lia perdeu Heider, em casa, onde montaram uma enfermaria.

TrĂªs filhos de Jandira e o cunhado morreram antes de sua partida, no dia 21 de fevereiro.

A luta de Rebeca, entĂ£o, passou a ser a de salvar o tio Eduardo Jorge e o pai, Gilberto. No dia 2 de março, jĂ¡ exausta, Rebeca perdeu o quinto tio. Morre Eduardo.

O professor Gilberto, aos 61, intubado por complicações da Covid-19, sofreu um AVC no dia 14 e tornou-se a oitava vítima da família.

Leia mais em Noticias ao minuto

Leia mais

Foto: