Mauro Campbell Ă© o cara do Poder JudiciĂ¡rio no Amazonas hoje

Ministro do STJ pode ajudar a eleger mais um desembargador para compor a Corte do TJ-AM

Mauro Campbell ministro do STJ

Neuton CorrĂªa, da RedaĂ§Ă£o do BNC AMAZONAS

Publicado em: 26/03/2021 Ă s 05:11 | Atualizado em: 29/03/2021 Ă s 17:07

Ex-procurador-geral de Justiça do Amazonas, o ministro do STJ Mauro Campbell Ă© o cara do Poder JudiciĂ¡rio no Estado atualmente.

A relevĂ¢ncia dele no meio foi reafirmada ontem (25) na eleiĂ§Ă£o da lista sĂªxtupla, da qual sairĂ¡ o desembargador do TJ-AM, em uma das duas cadeiras da Corte que pertencem ao MP-AM.

Nesse processo, demonstrou sua influĂªncia ao incluir sua irmĂ£, a promotor de Justiça VĂ¢nia Marques, entre os escolhidos.

Ela foi a mais votada do pleito.

Assim sendo, VĂ¢nia sai com credenciais para que os desembargadores do TJ-AM apenas confirmem a vontade jĂ¡ manifestada por seus colegas promotores e procuradores.

Podem, tranquilamente, fazĂª-la a mais votada da lista trĂ­plice que serĂ¡ encaminhada ao governador Wilson Lima. A Wilson, com processo no STJ, cabe a palavra final.

InfluĂªncia

Mauro Campbell jĂ¡ havia exposto influĂªncia no JudiciĂ¡rio local em outra escolha de desembargador.

Isso ocorreu em 2017, quando o MP-AM ampliou a duas vagas sua participaĂ§Ă£o na Corte da Justiça do Amazonas.

Naquele processo, Mauro apoiava Hamilton Saraiva dos Santos. Mas, o mais votado daquela lista sĂªxtupla foi o entĂ£o procurador-geral de Justiça FĂ¡bio Monteiro.

PorĂ©m, FĂ¡bio acabou sendo submetido a constrangimento quando o processo chegou ao TJ-AM.

Os desembargadores carregaram os votos em Hamilton e nĂ£o deram nenhum voto a FĂ¡bio Monteiro.

Hamilton virou desembargador, nomeado por José Melo.

Corte superior

A importĂ¢ncia de Campbell para o mundo jurĂ­dico explica-se pela influĂªncia que ele tem na cĂºpula nacional da Justiça, onde os processos locais, inclusive envolvendo magistrados, podem parar.

AlĂ©m disso, seu amplo trĂ¢nsito em BrasĂ­lia mostra habilidade polĂ­tica que tambĂ©m agrega em seu trabalho.

Foto: Sandra Fado/STJ