Prefeitura abre cadastro no Imuniza Manaus para pessoas com comorbidades

A estimativa é de que existam aproximadamente 500 mil pessoas com comorbidades em Manaus.

Prefeitura abre cadastro no Imuniza Manaus

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 24/03/2021 às 19:26 | Atualizado em: 24/03/2021 às 19:26

O prefeito David Almeida determinou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) antecipasse o planejamento da imunização de pessoas de 18 a 59 anos, com comorbidades.

Por isso, podem, a partir desta quinta-feira (25), acessar o sistema Imuniza Manaus e realizar o cadastro prévio para a vacinação contra a covid-19.

“Estamos usando a tecnologia para realizar uma campanha segura e bem orientada, que garanta o atendimento com eficiência, transparência e com a maior celeridade possível”, afirma o prefeito.

Segundo David, Manaus tem apresentado os melhores resultados de vacinação no país.

“Agora, nos antecipamos, ajustando o planejamento operacional para a próxima etapa prevista pelo Ministério da Saúde, voltada para pessoas com doenças que podem ser agravadas pela covid”, disse David Almeida.

Cadastro prévio

O cadastramento prévio, segundo a secretária municipal de saúde interina, Aline Rosa Martins, irá facilitar o processo de vacinação, quando a próxima etapa da campanha for aberta.

“O sistema vai permitir que a secretaria contabilize a quantidade de pessoas, por tipos de comorbidade, e que faça o agendamento para os postos de vacinação”, disse.

Aline destaca que o cadastro já vinha sendo utilizado para os idosos e que o sistema ganhou uma nova janela para o registro do novo grupo.

Para fazer o cadastro, o usuário deve acessar o Imuniza Manaus, pelo link https://imuniza.manaus.am.gov.br/, escolher o botão “Comorbidades” e preencher as informações solicitadas.

Além dos dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço e telefone), a pessoa deverá marcar as comorbidades que possui, dentre as 22 opções apresentadas pelo sistema.

A lista de comorbidades segue o padrão definido pelo Ministério da Saúde. Pessoas que estejam na faixa etária de 18 a 59 anos e que não tenham comorbidades podem realizar o cadastro no Imuniza como antecipação do registro para fases posteriores da campanha.

Comorbidades

Para atender o público com comorbidades, inicialmente a Semsa vai utilizar prioridades definidas em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRF-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a partir de critérios epidemiológicos.

Os três órgãos analisaram as estatísticas cruzadas de internação e óbitos de pacientes com covid-19 na capital.

Eles identificaram que as cardiopatias, o diabetes e a obesidade mórbida (IMC >40) deverão ser as condições prioritárias na próxima etapa de vacinação.

Pacientes com essas doenças tiveram índices de letalidade mais altos que os demais portadores de comorbidades infectados pelo novo coronavírus.

Estimativa

A estimativa é de que existam aproximadamente 500 mil pessoas com comorbidades em Manaus.

O atendimento vai ser gradativo, utilizando, além das prioridades, outros critérios como a faixa etária e o atendimento escalonado em ordem decrescente.

“A ser detalhado pela Divisão de Imunização, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da FVS e, quando necessário, as resoluções da CIB (Comissão Intergestores Bipartite)”, frisa o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho.

Laudo médico ou outros documentos comprobatórios serão necessários para garantir o direito à vacina.

Doenças

As doenças elencadas pelo Ministério da Saúde para nortear a vacinação na nova etapa da campanha são:

Anemia falciforme

Arritmias Cardíacas

Cardiopatia hipertensiva

Cardiopatias Congênitas no adulto

Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

Diabetes Mellitus

Doença Cerebrovascular

Doenças Cardiovasculares

Doença Renal Crônica

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas

Hipertensão Arterial estágio 3

Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

Hipertensão Arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade

Insuficiência Cardíaca (IC)

Imunossuprimidos

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Obesidade Mórbida

Pneumopatias crônicas graves

Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados

Síndromes Coronarianas

Síndrome de Down

Valvopatias

Leia mais

Manaus dá nova chance a pessoal da saúde para se vacinar da covid

Fotos: Ruan Souza / Arquivo Semcom