Avião em garimpo ilegal era de senador do “dinheiro na cueca”

As denúncias foram feitas por movimentos indígenas à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal em Roraima

aviao, garimpo, senador, dinheiro, cueca

Publicado em: 19/03/2021 às 17:22 | Atualizado em: 19/03/2021 às 17:22

O avião que circulava em terras indígenas ianomâmis e em garimpo ilegal era mesmo do senador Chico Rodrigues (DEM-RR). A denúncia é de movimentos indígenas de Roraima.

Aliás, não era somente o avião do senador que transitava na região. A movimentação de outras aeronaves era de dia e de noite nas pistas clandestinas, conforme reportagem do UOL. 

As pistas de pousos e decolagens serviam para abastecer o garimpo ilegal na comunidade Waikás, em Roraima.  

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2018, entre as diversas aeronaves e helicópteros avistados sobrevoando a região, estava o avião de prefixo PT KEM, que nesta época era de propriedade do senador Chico Rodrigues.

O senador é um entusiasta declarado do garimpo. Em outubro do ano passado, entretanto, ele foi flagrado pela Polícia Federal tentando esconder R$ 33 mil na cueca. A descoberta se deu durante operação de busca e apreensão na casa dele, em Boa Vista.

Denúncia de indígenas

Informações de que esta aeronave entrou diversas vezes no território constam em quatro denúncias feitas por movimentos indígenas à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal em Roraima entre 2018 e 2019, obtidas pela Repórter Brasil.

O avião pertenceu ao senador e ex-governador do estado no período de 13 de junho de 2011 a 28 de fevereiro de 2018, de acordo com certidão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Outro lado

Procurado, o senador Chico Rodrigues afirmou que “à época dos fatos narrados, já havia transferido a posse [do avião]”, porém não enviou documentos que comprovassem a informação.

Disse ainda, por meio de sua assessoria de imprensa, que no período em que de fato tinha a posse “não realizou qualquer voo em região de garimpo ilegal”.

Leia mais no UOL

Foto: Jeferson Rudy/Agência Senado/arquivo