Sindicato quer colocar candidatos para debater crise na UEA

Publicado em: 12/07/2017 às 18:08 | Atualizado em: 12/07/2017 às 18:09

A campanha pelo governo e a polêmica declaração dada na semana passada pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, de que, do jeito que está, a instituição poderá fechar as portas no fim do ano, fizeram com que os professores da universidade desafiassem os candidatos a governador a debater o assunto com a comunidade acadêmica.

Cinco políticos toparam o desafio e aceitaram participar do evento, que está sendo promovido pelo Sindicato dos Docentes da UEA (Sind-UEA) para ser realizado na próxima quarta-feira, dia 19, às 17h, no auditório da Escola Normal Superior, na avenida Djalma Batista, próximo do Amazonas Shopping.

Os candidatos são: Wilker Barreto (PMDB), Luiz Castro (Rede), José Ricardo (PT), Rebecca Garcia (PP) e Marcelo Serafim (PSB). Os organizadores receberam sinalização de que a chapa de Eduardo Braga (PMDB) deverá enviar ao evento o candidato a vice, Marcelo Ramos (PR), e que Amazonino Mendes (PDT) também deverá ir à discussão.

A informação foi divulgada pelo sindicato, por meio de sua assessoria de comunicação, acrescentando que na sexta-feira, dia 14, o Sind-UEA vai elaborar as regras do debate com as assessorias dos candidatos.

No dia do evento todos serão convidados à aderir à “Carta em Defesa da UEA”, documento que formaliza o compromisso do futuro governador com a manutenção da universidade.

O debate, segundo o Sind-UEA, consiste na discussão de temas estratégicos ao funcionamento da UEA, além abordar sobre melhores condições de funcionamento da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), cortes drásticos de recursos, extinção da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, projetos para a ciência e tecnologia, entre outros.

 

Foto: Divulgação