PGR recorre de decisão de Fachin que anulou condenações de Lula
Caso deve ser levado para julgamento no plenário do Supremo. Ainda não há data para que isso ocorra.

Da Redação do BNC AMAZONAS
Publicado em: 12/03/2021 às 13:20 | Atualizado em: 12/03/2021 às 13:20
A Procuradoria-Geral da República recorreu da decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal do Paraná em investigações da Lava Jato.
A PGR pediu que os processos permaneçam na Justiça Federal do Paraná e que sejam mantidas as condenações, segundo o “G1”.
Com isso, o caso deve ser levado para julgamento no plenário do Supremo. Ainda não há data para que isso ocorra. Agora, cabe a Fachin, que é o relator, liberar o processo para análise.
O presidente do STF, Luiz Fux, já indicou que dará celeridade ao julgamento.
Dessa forma, o recurso é assinado pela subprocuradora Lindôra Araújo, coordenadora da Lava Jato na PGR. Ela apresenta duas estratégias.
A primeira é manter na Justiça Federal do Paraná os processos do Lula e, com isso, preservar as condenações, o que deixa o petista inelegível.
A outra é que, caso o Supremo mantenha as anulações, sejam preservados os atos tomados nos processos antes do entendimento do ministro. Na prática, isso também manteria Lula inelegível.
Fatos
“Os fatos ilícitos versados nas referidas ações penais estão, a toda evidência, associados diretamente ao esquema criminoso de corrupção e de lavagem de dinheiro investigado no contexto da ‘Operação Lava Jato’ e que lesou diretamente os cofres da Petrobras”, diz o recurso.
Leia mais no G1.
Leia mais
Foto: João Cruz / Agência Brasil